IDNLearner.com, respostas rápidas e precisas para suas perguntas. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados em diferentes áreas do conhecimento.

Textinho sobre Reino de Gana e Império Mali, por favor gente é para sexta!!!​

Sagot :

Resposta:

O Império ou Reino do Mali nasceu a partir do Império de Gana. Em meio aos territórios conquistados pelos ganenses, havia uma área ocupada por um povo conhecido como mandingas. Moravam em um espaço relativamente grande e eram numerosos, assim, após diversas guerras com os soninquês conseguiram certa liberdade.

Parte da liberdade conquistada era religiosa, uma vez que Gana não queria assumir o islamismo e o Reino de Mali adotou à crença. Depois disso, seguiu um projeto imperialista sólido para os moldes da época, com dominação sobre impostos, fronteiras e leis para controlar cada vez mais os povos dominados.

Sua estratégia de subordinação foi efetiva, já que conquistaram uma área com mais de 100 mil quilômetros quadrados. Inclusive, conforme Gana se fragmentava, o Império de Mali dominou sobre ele, absorvendo heranças culturais, políticas e riqueza sem precedentes oriunda da extração de ouro. Em termos de localização, além da proximidade com as minas de ouro, havia também o Rio Níger, servindo como recurso hídrico e propiciando áreas férteis para o desenvolvimento da agricultura. Atualmente as áreas ocupadas pelo Reino de Mali são correspondentes à República de Mali e à República da Guiné.

O declínio do Império aconteceu por diversas razões, no contexto interno, disputas políticas pela sucessão da monarquia enfraqueceram a administração e proteção da região. Simultaneamente, o território conquistado era tão extenso que o controle sobre todas as áreas tornou-se complexo, além de que povos dominados fortaleceram-se dentro do império e conquistaram boa parte das terras, seguidos pela chegada de europeus colonizadores.