IDNLearner.com, um recurso essencial para esclarecer dúvidas. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

A tireoide é uma importante glândula endócrina, com forma de uma borboleta, localizada na região anterior do pescoço com diversas funções vitais, como produção de dois hormônios importantes, a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3), que têm importantes funções na regulação dos órgãos, como vasodilatação com perda de calor e taquicardia; aumento do metabolismo; gerando um crescimento no consumo de oxigênio e eliminação de gás carbônico pelas células (MOTTA, 2009)



Assinale a alternativa correta de acordo com o diagnóstico de desordens na tireoide hiper e hipotireoidismo.



a.
Hipotireoidismo é uma tireotoxicose provocada pelo aumento na síntese e na secreção dos hormônios tireoidianos, resulta da exposição dos tecidos a uma quantidade diminuída e constante dos hormônios devido à hipoatividade da glândula.


b.
Hipotireoidismo primário é devido à genética ou congênitas, auto-imunes ou induzidas por drogas, seu diagnóstico laboratorial é realizado a partir da dosagem de T4 onde sua concentração estará diminuída e TSH concentração.



c.
Hipotireoidismo secundário é devido a genética ou congênitas, auto-imunes ou induzidas por drogas, seu diagnóstico laboratorial é realizado a partir da dosagem de T4 onde sua concentração estará diminuída e TSH concentração.


d.
O diagnóstico laboratorial de hipertireoidismo é realizado a partir de dosagem de TSH, tendo como resultado aumentado e T4 resultado diminuído.


e.
Hipertireoidismo: Resulta da falta ou ação diminuída dos hormônios da tireóide sobre os tecidos, mais comum em mulheres e incidência maior com a idade.


Sagot :

Resposta:

d. O diagnóstico laboratorial de hipertireoidismo é realizado a partir da dosagem de TSH, tendo como resultado diminuído e T4 resultado aumentado.

No hipertireoidismo, há uma produção excessiva dos hormônios tireoidianos pela glândula tireoide, levando a níveis elevados de T4 e T3 no sangue. Isso resulta em uma supressão do hormônio estimulante da tireoide (TSH) devido ao feedback negativo causado pelo excesso de hormônios tireoidianos. Portanto, no hipertireoidismo, o TSH estará diminuído, e o T4 estará aumentado.

Explicação:

Espero ter ajudado. Se puder, marque como a "MELHOR RESPOSTA" por favor! :-)