Junte-se ao IDNLearner.com e acesse uma mina de conhecimento. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados.

A atitude filosófica é o ato de reflexão questionadora própria do filósofo, daquele que, tendo a consciência de que o saber é sempre provisório e também infinito, renova e reinventa sempre as perguntas que formula. É assumir o risco de viver sem verdades. E é aí que nasce a filosofia. Um saber metódico e rigoroso que possibilita chegar à raiz das coisas na interminável e incessante busca do sentido do “ser” e universo existencial.
Com relação aos saberes que nos permitem compreender e explicar a realidade, assinale a alternativa CORRETA que traga o conceito, a descrição ou a caracterização do que seja o “senso comum”:
A) Trata-se de uma forma de saber que estabelece padrões de conduta e concepções de acordo com a fé em determinados princípios transcendentais. São formas de convencimento ou convicções originárias de crenças – de fé – racionalizadas de forma lógica que deve ser distante de fanatismo cego.
B) Racionalização de determinadas temáticas através de métodos e técnicas que busca demonstrar a correção de certas prescrições ou proposições. Trata-se de uma elaboração de pensadores europeus como Copérnico, Descartes, Galileu, Newton, dentre outros, dos séculos XVI a XVIII, que acreditam que a realidade pode ser compreendida, explicada e dominada através de metodologias específicas que possibilitam a sistematização, controle, previsão e disseminação de saberes válidos demonstráveis e seguros.
C) Saber reflexivo, racional, metódico e crítico sobre algo. Pode ser aplicada a diferentes campos do conhecimento com a finalidade d questionar, esclarecer e tornar compreensíveis os pressupostos que fundamentam distintas temáticas. É ramificada de vários campos. Assume-se como atitude prévia de problematizar uma determinada questão sob distintas perspectivas, sempre aberta a rever e inovar conceitos e verdades prévias. Entre outras coisas, é a atitude própria daquele que se espanta com o mundo ao seu redor.
D) São informações que nos ajudam a descrever e identificar a realidade que nos cerca, porém, tratam-se de saberes que não resultam de uma sólida base teórica e metodológica. Sua força de convencimento é produto do costume e/ou aceitação cultural. Muitas vezes, se tais conhecimentos são submetidos ao rigor crítico e científico, nem sempre são mantidos ou validados.


Sagot :