IDNLearner.com, onde todas as suas dúvidas são solucionadas. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos, solucionando suas dúvidas de maneira eficaz e confiável.

Considere a situação hipotética a seguir:

João cursava o nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Maringá-PR. Assim, como outros adolescentes de sua idade, tinha o sonho de realizar um curso superior. João gostava de Matemática e das aulas de música, mas não tinha simpatia pelas aulas de Educação Física. Era um menino de opinião forte e sempre teve o amparo necessário de sua família que o fazia confiar na importância de nunca desistir de seus sonhos.
João fazia uso de uma prótese ocular e tinha também deficiência intelectual. Essas diferenças eram superadas com o auxílio de seus colegas de sala durante as atividades. Devido à reduzida visão no olho esquerdo, necessitava que o conteúdo das disciplinas fosse reproduzido numa lousa adaptada, confeccionada pelo professor do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Esse recurso possibilitava que João transferisse para seu caderno, também diferenciado, o conteúdo das disciplinas. Havia um revezamento entre os colegas de transferir para a lousa de João, as atividades e conteúdos trabalhados em sala de aula. As dificuldades e desafios de aprendizagem eram reduzidos através de atividades aplicadas durante o apoio pedagógico, que João frequentava às quintas-feiras, no contraturno escolar.
Elaborado pelo professor autor.


Diante desse contexto, observa-se a importância que instituições de ensino inclusivas podem oferecer aos alunos com e sem deficiência, permitindo que eles trilhem sua trajetória escolar na mesma sala de aula. No que tange à inclusão educacional e escolar, considere (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.

I. A inclusão educacional é permeada por ação política, pedagógica, cultural e social, objetivando o direito de todos os alunos de estarem lado a lado, compartilhando o mesmo processo de aprendizagem, sem nenhum tipo de discriminação.

II. A escola deve ser pensada como um espaço democrático da sociedade, de todas as crianças e adolescentes, de suas famílias, bem como da comunidade em que se encontra. Portanto, a escola inclusiva, busca superar todas as barreiras físicas, não necessitando de se preocupar com um ensino de qualidade.

III. A escola inclusiva é um meio eficaz de reagir contra atitudes discriminatórias, tendo comprometimento com o desenvolvimento cognitivo e social de todos. A inclusão no ensino desenvolve nos educandos uma consciência acolhedora, harmoniosa e de respeito às diversidades.

IV. A inclusão de alunos com deficiência, seja ela física ou intelectual, no ambiente escolar, promove transtornos, visto que essa inclusão exige que os gestores da escola e seu corpo docente, desenvolvam capacidades para apoiar somente a necessidade individualdo aluno com deficiência, gerando muitos gastos.


As afirmativas I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V; V; V; V.

Alternativa 2:
V; V; F; F.

Alternativa 3:
F; V; V; F.

Alternativa 4:
V; F; V; F.

Alternativa 5:
F; F; V; F.