Participe do IDNLearner.com e encontre respostas comunitárias. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e precisa com a ajuda de nossos membros.

Osmolaridade



Se nós tivermos uma membrana separando as soluções de concentração conhecida, e sabendo-se que as concentrações dessas duas soluções são iguais, haverá osmose? Depende de a substância ser iônica ou molecular. Entra em jogo o conceito de osmolaridade.



Se de um lado da membrana houver 1 mol de NaCℓ, e do outro houver 1 mol de glicose (C6H12O6), as concentrações serão iguais, mesma será a molaridade, mas a osmolaridade será diferente. A glicose é substância molecular, portanto o número de partículas é igual ao número de moléculas. Sendo o número de Avogadro 6,02 x 1023, este será o número de partículas existentes em um mol de glicose. No entanto, o cloreto de sódio em solução dissociase nos íons Na+ e Cℓ-. Portanto, em um mol de NaCℓ, haverá o dobro de partículas que em um mol de glicose. [...]



O cálculo da osmolaridade é dado pela sua definição: osmolaridade é a molaridade de uma substância multiplicada pelo número de partículas em que uma molécula ou agregado iônico pode se dissociar quando em solução aquosa.

Retirado de: Oliveira, Jarbas Rodrigues de Jarbas (Org.), Paulo Harald Wachter, Alan Arriera Azambuja. Biofísica: para ciências biomédicas. Porto Alegre: 2002. p. 44. EDIPUCRS.



Com base no texto acima, calcule a osmolaridade de uma solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3) a 8,4% e densidade 1 g/mL.



Classifique – a como hipotônica, isotônica ou hipertônica em relação ao plasma sanguíneo sabendo que a osmolaridade desse é aproximadamente 310 mOsm/Litro:

A)
2 mOsm/L – hipotônica.

B)
100 mOsm/L – hipotônica.

C)
200 mOsm/L – hipotônica.

D)
1000 mOsm/L – hipotônica.

E)
2000 mOsm/L – hipertônica.

A resposta é a E, mas por quê?


Sagot :

Considerando o conceito de osmolaridade podemos concluir que em relação ao plasma sanguíneo, a solução é hipertônica, porque sua osmolaridade é 2000 mOsm/L;

Alternativa e)

Dados

Sol(NaHCO₃)= 8,4%

D= 1 g/mL

[Osm]Plasma= 310 mOsm/L

- a osmolaridade é definida pelo número de partículas osmoticamente ativas em uma solução, expressa em quantidade de miliosmóis de soluto por litro de solução (mOsm/L);

[Osm]= i . [ц] onde i= Fator de Vant Hoff, ц=molaridade da solução

- cálculo da massa molar do NaHCO₃

NaHCO₃: 23 + 1 + 12 + 3*16= 84 u ==> mol= 84 g

- cálculo da massa de NaHCO₃ em 1 L da solução

- como d= 1 g/mL, fazemos:

Regra de três

[tex]100~mL(sol)---8,4~g(NaHCO_3)\\ \\ 1000~mL(sol)---~m\\ \\ \\ m=\dfrac{8,4~g\times1000~mL}{100~mL} \\ \\ \\ m=\dfrac{8400}{100} \\ \\ \\ m=84~g(NaHCO_3)[/tex]

- cálculo da molaridade da solução

- vemos que a massa do sal em 1 L da solução é igual a massa molar, logo:

[tex]84~g(NaHCO_3)=1~molar[/tex]

μ= 1 mol/L

- dissociação do NaHCO₃

NaHCO₃(aq) → Na⁺(aq) + HCO₃⁻(aq)

- vemos que o sal produz 2 partículas na solução, logo, i=2

- cálculo da osmolaridade

[tex][Osm]= 2\times1~M\\ \\~ [Osm]=2~M[/tex]

- como 1 Osm= 1000 mOsm, fica:

[tex][mOsm]= 1000\times2\\ \\ ~[mOsm]=2000~mOsm[/tex]  

- isso significa que a solução é hipertônica em relação ao plasma sanguíneo.

cqd

Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/59508787

View image Thoth