IDNLearner.com, onde todas as suas dúvidas são solucionadas. Encontre soluções detalhadas para suas consultas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas em múltiplas áreas do conhecimento.

Entre janeiro e julho de 1841, mês no qual D. Pedro II foi coroado aos 15 anos, a capital do Império viu uma movimentação sem precedentes: pintores, escultores, carpinteiros, costureiras e uma gama enorme de profissionais trabalharam arduamente para criar o cenário em que o jovem príncipe se tornaria Imperador do Brasil. O espetáculo da coroação foi repleto de simbolismos, que tinham como objetivo enviar mensagens de pacificação e união nacional em torno da figura imperial. Havia a ideia de criar uma aura “religiosa” em torno de D. Pedro II, ao mesmo tempo em que se pretendia afirmar a sua conexão indissolúvel com o Brasil. Além disso, diversos painéis com imagens de momentos gloriosos da monarquia foram instalados no prédio onde ocorreria a cerimônia de coroação. Tendo em vista o simbolismo desses elementos que pretendiam distinguir o novo imperador, qual a principal distinção entre ele e o passado recente evocada por essas imagens? A crítica à monarquia portuguesa, vista como inimiga do novo império. A ruptura causada pelas regências, que eram estranhas à tradição monárquica. O reforço da monarquia como regime superior à república. O início de um novo período sem qualquer conexão com o passado do Brasil. O fato de que D. Pedro II era superior a D. Pedro I.

Sagot :

Agradecemos sua participação contínua. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções úteis.