Encontre soluções e respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para oferecer ajuda em qualquer tema que você precise.
Em 1932, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que vislumbrava uma nova organização da sociedade brasileira por meio da educação. Redigido por Fernando de Azevedo, o texto foi assinado por nomes como Anísio Teixeira, Afrânio Peixoto, Lourenço Filho, Roquette Pinto, Delgado de Carvalho, Hermes Lima e Cecília Meireles. Esse grupo de intelectuais entendia que um dos pilares da reconstrução nacional seria um plano de reconstrução educacional. Assentado o princípio do direito biológico de cada indivíduo à sua educação integral, cabe evidentemente ao Estado a organização dos meios de o tornar efetivo, por um plano geral de educação, de estrutura orgânica, que torne a escola acessível, em todos os seus graus, aos cidadãos a quem a estrutura social do país mantém em condições de inferioridade econômica para obter o máximo de desenvolvimento de acordo com as suas aptidões vitais. Chega-se, por esta forma, ao princípio da escola para todos, ‘escola comum ou única’. [...] Unidade não significa uniformidade. A unidade pressupõe multiplicidade. Por menos que pareça, à primeira vista, não é, pois, na centralização, mas na aplicação da doutrina federativa e descentralizadora, que teremos de buscar o meio de levar a cabo, em toda a República, uma obra metódica e coordenada, de acordo com um plano comum [...]. A unidade educativa, essa obra imensa que a União terá de realizar sob pena de perecer como nacionalidade, se manifestará então como uma força viva, um espírito comum, um estado de ânimo nacional, [...] levando os Estados a evitar todo desperdício nas suas despesas escolares a fim de produzir os maiores resultados com as menores despesas (CURRY, 2011, documento online).
Considerando essa premissa, é correto afirmar que;
a Carmen Miranda fazia parte do grupo de intelectuais que entendia que um dos pilares da reconstrução nacional seria um plano de reconstrução educacional.
b O documento designado como “Manifesto” se assenta nos princípios do Facismo.
c O Manifesto dos Pioneiros partia do pressuposto de que a educação deveria ser estruturada de forma eleitizada.
d O documento designado como “Manifesto” partia do pressuposto de que a educação deveria ser inorgânica e imatura.
e escola para todos e “escola comum ou única” era uma dos pilares do Manifesto dos Pioneiros.
Sagot :
Sua presença em nossa comunidade é inestimável. Continue compartilhando suas ideias e conhecimentos. Juntos, podemos fazer grandes avanços em nossa compreensão coletiva. Obrigado por escolher IDNLearner.com para suas perguntas. Estamos aqui para fornecer respostas precisas, então visite-nos novamente em breve.