IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Encontre a informação que você precisa de maneira rápida e simples através de nossa plataforma de perguntas e respostas.

João, um homem de 65 anos, foi trazido ao pronto-socorro por sua esposa após ter um episódio súbito de fraqueza no lado direito do corpo e dificuldade para falar. Ele é hipertenso, diabético e ex-fumante, com histórico de dislipidemia. O quadro clínico e os achados de imagem são consistentes com um acidente vascular encefálico isquêmico no território da artéria cerebral média esquerda. Sua força muscular no hemicorpo acometido é: membro superior: grau de força 2 e membro inferior grau de força 3. Com base no caso clínico acima julgue as asserções a seguir e a relação proposta entre elas

Sagot :

Resposta:

As asserções e a relação entre elas são:

**Asseção 1:** João apresenta fraqueza no lado direito do corpo e dificuldade para falar, sugerindo um déficit neurológico focal compatível com um acidente vascular encefálico isquêmico no território da artéria cerebral média esquerda.

**Asseção 2:** Os achados de força muscular são membro superior com grau de força 2 e membro inferior com grau de força 3.

**Relação:** A fraqueza muscular observada no lado direito do corpo de João corresponde aos achados típicos de um AVC isquêmico no território da artéria cerebral média esquerda. Os graus de força muscular mencionados (2 para o membro superior e 3 para o membro inferior) indicam uma fraqueza significativa, que é um sintoma comum após um AVC.

Portanto, a relação entre as asserções é correta. A fraqueza muscular descrita é um achado esperado após um AVC isquêmico nesse território vascular específico, como no caso de João.

Explicação: