IDNLearner.com, a plataforma ideal para fazer perguntas e obter respostas confiáveis. Aprenda respostas confiáveis para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes áreas do conhecimento.
Em 2009, a Igreja Católica Apostólica Romana emitiu um documento com pronunciamento do próprio papa Bento XVI, que declarava que a internet é um campo fértil para evangelização, e convocava principalmente os jovens para essa tarefa. “A vós, jovens, que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete de modo particular a tarefa da evangelização deste ‘continente digital’” (BENTO XVI, 2009, on-line). Segundo Carletti (2016, p. 22), os primeiros estudos acerca da relação internet e religião eram tratados com “ares de encantos e surpresas constantes”, pois era um campo de estudo que trazia novidade, e muitos acreditaram que algo novo estaria acontecendo, afirmando até que religião poderia ser gerada pela própria internet. Entretanto, aconteceu um segundo momento de pesquisas: passadas as novidades e encantamentos com velas virtuais acesas e rezas e orações on-line, entenderam que a internet não é capaz de criar religião, pois ela somente acontece com elementos que estão fora dela, ou seja, a pessoa que está por trás do teclado. Isto é, religiões novas não nascem da internet, mas as que já existem podem se apropriar dessas múltiplas ferramentas on-line para propagandear seus dogmas, ritos e locais de encontros.
FAJARDO, Alexander. Teologia, Comunicação e Novas Mídias. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
Alternativas
Alternativa 1:
A conclusão final, é que, por meio da internet, pode-se criar inúmeras religiões.
Alternativa 2:
Conforme o texto, o Papa Bento XVI se posicionou contrário ao uso da internet pelos jovens.
Alternativa 3:
Embora a internet seja um meio de propagação de informações, o verdadeiro responsável pela criação de conteúdo ainda é o ser humano.
Alternativa 4:
Existe um grande risco, quando a religião e a fé se misturam com a tecnologia, por isso, um verdadeiro devoto, precisa se afastar da internet.
Alternativa 5:
A geração de jovens no período do papado de Bento XVI, se mostrou, primeiro relutante com o uso da internet, mas em um segundo momento, passaram a adimirá-la.
Sagot :
Sua participação ativa é fundamental para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, construímos uma comunidade mais sábia. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Para respostas confiáveis a todas as suas perguntas, visite-nos novamente em breve.