Obtenha respostas rápidas e claras no IDNLearner.com. Descubra respostas completas para suas perguntas graças à vasta experiência de nossa comunidade de especialistas.

Leia o texto a seguir.
" Assim como o vento passa, o tempo voa" . A oração em destaque é:

A )uma oração subordinada adverbial concessiva.

B) uma oração subordinada adverbial proporcional.

C)uma oração subordinada adjetiva explicativa.

D)uma oração subordinada adverbial comparativa


Sagot :

Explicação:

A oração em destaque "assim como o vento passa" está comparando o passar do vento com o voo do tempo. Portanto, a classificação correta é:

D) uma oração subordinada adverbial comparativa

Justificativa:

- Oração subordinada adverbial concessiva: Introduz uma concessão, uma ideia de contraste ou oposição ao que é expresso na oração principal. Exemplos: "Embora esteja chovendo, sairei de casa".

- Oração subordinada adverbial proporcional: Indica uma proporção, uma relação de simultaneidade ou consequência proporcional. Exemplos: "À medida que estudo, aprendo mais".

- Oração subordinada adjetiva explicativa: Introduz uma explicação adicional sobre o sujeito ou objeto da oração principal. Exemplos: "O aluno, que sempre estuda, tirou uma boa nota".

- Oração subordinada adverbial comparativa: Estabelece uma comparação entre a oração subordinada e a oração principal. Exemplos: "Assim como o vento passa, o tempo voa".

No texto fornecido, a expressão "assim como" indica uma comparação direta entre "o vento passa" e "o tempo voa", caracterizando a oração como adverbial comparativa.