Descubra como o IDNLearner.com pode ajudá-lo a encontrar as respostas de que precisa. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas.

Com o surgimento de novos métodos de reação ao crime, torna-se necessário uma reflexão profunda sobre a compatibilidade dos métodos com princípios até então fundamentais e inquestionáveis, como o monopólio estatal da função judicial em questões penais, a plena jurisdicionalização dessa mesma área, a estrita legalidade da intervenção penal, o princípio da culpa, a proteção subsidiária de interesses jurídicos e a natureza exclusivamente preventiva da punição - princípios que são jurídico-constitucionalmente estabelecidos. Adaptado de: SANTOS, Claúdia. A Justiça Restaurativa. Um modelo de reação ao crime diferente da Justiça Penal. Porquê, para quê e como? p. 352. Dentre os modelos de reação ao crime, qual busca prioritariamente restaurar a vítima ao estado anterior ao delito, promovendo a reconciliação entre autor e vítima? Assinale a alterantiva correta: Alternativas Alternativa 1: Modelo Clássico, focado na retribuição proporcional do crime através da pena. Alternativa 2: Modelo Ressocializador, que visa reintegrar o condenado à sociedade após o delito. Alternativa 3: Modelo Dissuasório, enfatizando a punição do agressor como forma de dissuadir futuros delitos. Alternativa 4: Modelo Restaurador, utilizando instrumentos como a composição civil para resolver conflitos entre autor e vítima. Alternativa 5: Modelo de Justiça Reparativa, priorizando a compensação financeira da vítima como forma de restaurar danos materiais.

Sagot :

Obrigado por seu compromisso com nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer. IDNLearner.com está comprometido em fornecer as melhores respostas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.