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3. (FUVEST)
Revelação do subúrbio
Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé, contra a vidraça do carro,
vendo o subúrbio passar.
O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,
com medo de não repararmos suficientemente
em suas luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite come o subúrbio e logo o devolve,
ele reage, luta, se esforça,
até que vem o campo onde pela manhã repontam (laranjais
e à noite só existe a tristeza do Brasil.
1: carro vagio ferroviários para passageiros.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. 1940.
Segundo o crítico e historiador da literatura Antonio Candido de Mello e Souza, justamente na década que presumivelmente
corresponde ao período de elaboração do livro a que pertence o poema, o modo de se conceber o Brasil havia sofrido "al-
teração marcada de perspectivas". A leitura do poema de Drummond permite concluir corretamente que, nele, o Brasil não
mais era visto como país
a) agrícola (fornecedor de matéria-prima), mas como industrial (produtor de manufaturados).
b) arcaico (retardatário social e economicamente) mas, sim, percebido como moderno (equiparado aos países mais avançados)
c) provinciano (caipira, localista) mas, sim, cosmopolita (aberto aos intercâmbios globais).
d) novo (em potência, por realizar-se), mas como subdesenvolvido (marcado por pobreza e atrofia).
e) rural (sobretudo camponês), mas como suburbano (ainda desprovido de processos de urbanização).

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