Encontre soluções para seus problemas com a ajuda dos especialistas do IDNLearner.com. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas.
Sagot :
Resposta: Rousseau era a favor da ideia de formação da sociedade através do “contrato social”. Segundo ele, os homens eram livres e bons, até que se uniram para formar sociedades e assim foram corrompidos e aprisionados pela propriedade privada.
Explicação passo a passo: As principais teorias defendidas por Rousseau são:
- Contrato social – Rousseau fez um livro com o mesmo nome, no qual defende a filosofia política do contratualismo;
- estado de natureza – os homens na natureza sem a existência de sociedades;
- pacto social – os homens decidiram se unir em povos, criando estruturas que retiram a liberdade individual;
- a principal frase de Rousseau, que mostra parte de seu pensamento do estado de natureza – “O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado”.
Qual é a principal teoria defendida por Rousseau?
Dentre suas obras, a principal teoria defendida por Rousseau foi o contrato social. Para ele, a formação das sociedades foi responsável por encerrar o bom tempo da liberdade e soberania individual que existia no estado de “bom selvagem”, o período da felicidade.
Para Rousseau, a ideia cristã de pecado original, vigente no seu tempo, estava errada. Ele rompeu com a tradição cristã.
Em sua “Carta a Beaumont”, Rousseau escreveu: “Não há perversidade original no coração humano”.
Ele fortaleceu o pensamento liberal ao afirmar que tanto a natureza humana quanto as vontades humanas são boas. Sendo assim, cada pessoa deveria viver plenamente a própria subjetividade e cumprir suas vontades sem a interferência de outras pessoas e ideias.
O escritor suíço afirmava que a natureza não pode se mover sozinha, nem realizar seus processos por si, sendo guiada pelo Criador. Dessa maneira, os sentimentos que surgem na alma humana são todos bons e devem ser vividos.
A ideia de que todas as vontades humanas devam ser vividas podem levar ao vício. Conheça o que é um vício e como escapar dele.
Para Rousseau, o ser humano de um passado remoto vivia em estado perfeito de realização pessoal na natureza, livre e sozinho. Então, sem se saber o porquê, o homem decidiu viver em sociedades, realizando contratos entre si.
Com o surgimento da sociedade começou a queda da humanidade, segundo ele. Deste seu pensamento, surgiu sua famosa frase:
“O homem nasce bom, e a sociedade o corrompe”.
Em sua teoria, disse também que a propriedade privada causou a desigualdade e as mazelas da humanidade após a realização do contrato social.
Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade.
Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.
Ps.: Se você achar que gostou da minha resposta, capricha nas estrelinhas e, se achar que valeu a pena - meu próximo desafio é chegar nas 500 melhores-, avalie como melhor resposta.
Valorizamos cada uma de suas contribuições. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, alcançaremos grandes realizações e aprenderemos muito. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções úteis.