Obtenha esclarecimentos rápidos no IDNLearner.com. Aprenda respostas confiáveis para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes áreas do conhecimento.
A máquina síncrona é uma máquina rotativa onde a velocidade de rotação da parte móvel é a mesma do campo girante, definida pela frequência da rede de alimentação. Para que isso seja possível é necessário eliminar o escorregamento da máquina, o que é feito por meio de um enrolamento adicional no rotor da máquina, chamado enrolamento de campo. A figura a segui apresenta o esquema de ligação de um sistema de geração eólico com um gerador síncrono de rotor bobinado à rede elétrica. Fonte: PINTO, M. O. Fundamentos de Energia Eólica. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Perceba que no sistema de geração eólica utilizando gerador síncrono, a saída do gerador obrigatoriamente passa por um conversor. Em relação ao esquema de ligação mostrado na figura e aos geradores síncronos de rotor bobinado, assinale a alternativa correta. A O enrolamento trifásico dos geradores síncronos costuma ser ligado em triângulo e o enrolamento do rotor é um enrolamento que recebe corrente contínua. B Os geradores síncronos podem ser construídos com um elevado número de polos, o que permite a operação em altas rotações. C O tipo de ligação mostrada na figura possui um baixo rendimento em função das perdas na caixa de engrenagens e no conversor. D O uso do conversor para a ligação do gerador com a rede elétrica é necessário porque trata-se de um sistema de velocidade variável.
Sagot :
Apreciamos cada uma de suas perguntas e respostas. Continue contribuindo com sua sabedoria e experiências. Juntos, alcançaremos nossas metas de aprendizado. IDNLearner.com está comprometido em fornecer as melhores respostas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.