Conecte-se com especialistas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Obtenha respostas rápidas e precisas para suas perguntas graças aos nossos especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.
A chegada dos portugueses ao Brasil, em abril de 1500, criou para o reino português a necessidade de povoamento e de busca de mão de obra barata para a exploração econômica do novo território que passou a ser de seu domínio. A solução encontrada pelo reino lusitano foi a importação de negros escravizados do continente africano via tráfico negreiro. Foi com a consolidação dessa política de importação de mão de obra escrava africana que o Brasil consolidou o modelo de desenvolvimento econômico e a configuração da identidade cultural do país.
Diante desse cenário, analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde aos elementos que propiciaram a inserção do povo negro africano escravizado na formação econômica e cultural do Brasil.
a.
A utilização massiva do povo negro escravizado do continente africano como mão de obra na economia da monocultura agroexportadora inseriu essa etnia em diferentes atividades econômicas e em diversas redes de sociabilidade, favorecendo a miscigenação com os brancos e indígenas e insculpindo na identidade cultural do Brasil os elementos da cultura africana.
b.
Apesar da utilização da mão de obra do povo negro na economia agroexportadora escravista, o expressivo povoamento do país com portugueses e pessoas de outros países da Europa, que detinham o domínio do trabalho agrícola e maior nível educacional, limitou a inserção dos elementos da cultura africana, tornando preponderante a cultura portuguesa.
c.
Apesar da utilização da mão de obra do povo negro na economia agroexportadora escravista, o investimento massivo dos portugueses na preservação da cultura indígena no Brasil, inserindo-a em diferentes espaços sociais, e a utilização da mão de obra escrava indígena em algumas atividades econômicas impediram a prevalência da cultura africana no Brasil.
d.
A utilização massiva da mão de obra negra escravizada na economia da monocultura agroexportadora permitiu a inserção do povo negro africano em diversas atividades econômicas da vida brasileira, mas, devido à hierarquia social vigente, a mistura étnica entre os negros, brancos e indígenas não ocorreu, tornando preponderante a cultura indígena nativa.
e.
A utilização massiva da mão de obra do povo negro escravizado foi realizada com sucesso pelos portugueses, resultando em expressivos lucros financeiros enviados a Portugal, contudo, devido ao preconceito racial e ao eurocentrismo português, a inserção da cultura africana na vida brasileira se deu de forma rarefeita, tornando o legado cultural africano quase inexistente no país.
Sagot :
Valorizamos muito sua participação. Continue fazendo perguntas e compartilhando seus conhecimentos. Juntos, podemos enriquecer nosso entendimento coletivo e aprender mais. IDNLearner.com é sua fonte para respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.