Obtenha soluções detalhadas no IDNLearner.com. Junte-se à nossa plataforma de perguntas e respostas para obter respostas rápidas e precisas para todas as suas perguntas importantes.
Sagot :
Sabe-se, pelo seu problema, que tem duas forças F¹ e F², uma puxando pra um lado e a outra puxando pra o outro... Mas nesse caso, pra resolver o problema, devemos ter apenas 1 Força. mas como transformamos duas forças em uma? É simples ,c tem que achar a Força resultante entre as duas já estabelecidas pelo problema...
Como no problema tá falando que uma puxa pra um lado e outra pra o outro, a força resultante será...
Fr = F¹ - F²
Se as duas forças tivessem puxando a partícula na mesma direção e sentido igual, a força resultante seria...
Fr = F¹ + F²
Sacou a ideia? Pronto, tendo isso em mente, descobrimos que a Força Resultante é igual a:
Fr = 12 N
Mas Força não é... F = m . a ? Então, já temos a Força ( que é a força resultante ) Já temos a massa ( que é a da partícula ) e queremos então, achar a aceleração... Vamos lá?
F = m . a
12 N = 2 Kg . a
2a= 12
a = 12 / 2
a = 6 m/s²
Pronto, achamos a aceleração, E pra saber qual o sentido que essa partícula se move, é só ver qual força tem maior intensidade, no caso, F¹ é maior que F², então, o sentido dessa partícula é o mesmo sentido de F¹.
Quando duas ou mais forças atuam num mesmo corpo simultaneamente devemos determinar a chamada força resultante.
Neste caso as forças estão sendo aplicadas uma em sentido contrário da outra, assim a força resultante será a diferença entre elas:
R=F1-F2=20-8=12N
Agora, pela segunda lei de Newton podemos calcular a celeração da partículas:
F=m.a
12=2a
logo a=6 m/s^2 e o sentido é o da força maior
Sua presença em nossa comunidade é inestimável. Continue compartilhando suas ideias e conhecimentos. Juntos, podemos fazer grandes avanços em nossa compreensão coletiva. Suas perguntas merecem respostas precisas. Obrigado por visitar IDNLearner.com e nos vemos novamente em breve para mais informações úteis.