Faça perguntas e obtenha respostas claras no IDNLearner.com. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.
Sagot :
Quando as primeiras naus aportaram no continente americano no século XV, encontraram um território habitado por povos autóctones que por aqui se encontravam desde a Era Glacial, possivelmente vindos da Sibéria pelo Estreito de Bering em busca de alimento. Eram donos absolutos da terra, com direito ao seu pleno e autônomo usufruto. No entender de Souza, Uma sociedade autônoma é aquela que logra defender e gerir livremente seu território, catalisador de uma identidade cultural e ao mesmo tempo continente de recursos, recursos cuja acessibilidade se dá, potencialmente, de maneira igual para todos. (SOUZA, 1995, p. 106) Os conquistadores europeus depararam-se com habitantes de culturas diversificadas, hábitos e costumes próprios. Marangon ao se referir à variedade social e cultural encontrada pelos conquistadores europeus, ressalta que Ao chegarem ao continente americano, os conquistadores europeus encontraram povos que, embora possuíssem certa unidade étnica, apresentavam enormes diferenças sociais e culturais. A dispersão geográfica e os contextos históricos diversos faziam com que civilizações complexas em todos os aspectos, como os astecas e os incas, coexistissem com tribos nômades de organização e modo de vida muito simples, como os pelesvermelhas, e até com comunidades primitivas como a maior parte dos índios brasileiros.(MARAGON, p.22) O presente artigo procura acompanhar o movimento de ocupação do território brasileiro pelos indígenas, suas causas e consequências, tentando compreender a dinâmica do fluxo e os fatores determinantes para a fixação espacial dessa população.
Apreciamos sua contribuição. Não se esqueça de voltar para fazer mais perguntas e aprender coisas novas. Seu conhecimento é essencial para nossa comunidade. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas precisas e confiáveis, então visite-nos novamente em breve.