IDNLearner.com, onde especialistas e a comunidade se encontram para responder às suas perguntas. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas e problemas.

10 mL de uma solução de ácido clorídrico é submetida a uma titulação com solução 0,1 mol/L de NaOH. Calcule a concentração molar (molaridade) do HCl na solução, sabendo que na titulação foram gastos 35 mL da solução de NaOH.


Sagot :

PeHidn
A titulação é um processo em que se descobre a concentração desconhecida de uma solução de certo composto conhecido através da reação com outra solução de concentração e composto conhecidos.

A reação entre o HCl (ácido clorídrico) e NaOH (hidróxido de sódio) segue a equação química balanceada abaixo:

[tex]\text{HCl + NaOH} \rightarrow \text{NaCl} + \text{H}_2\text{O}[/tex]

A interpretação desta equação nos permite observar que a proporção de reação entre os reagentes é de 1:1, isto é, 1 mol de NaOH reage com 1 mol de HCl e vice-versa. Assim, o número de mols de NaOH gastos nesta reação nos indicará o número de mols existentes na solução de HCl, cuja concentração é desconhecida.
Descobrindo o número de mols em 35 mL da solução de NaOH:

[tex]\text{mol} \ ----- \ \text{mL} \\ 0,1 \ ----- 1000 \\ x \ \ \ ----- \ \ 35 \\\\ 1000x = 0,1 \cdot 35 \\ x = \text{0,0035 mols de NaOH}[/tex]

A solução usada continha 0,0035 mols. Estes reagiram completamente com a solução de HCl, que a partir disso, podemos concluir que também possuía 0,0035 mols em seus 10 mL (0,01 L). Assim:

[tex]\text{C} = \frac{\text{0,0035 mols}}{\text{0,01 litros}} = \boxed{\text{0,35 mol/L de HCl}}[/tex]

A solução de HCl tem concentração de 0,35 mol/L.