IDNLearner.com, a plataforma que conecta perguntas a respostas de especialistas. Obtenha guias passo a passo para todas as suas perguntas técnicas com a ajuda dos membros experientes de nossa comunidade.
Sagot :
Para determinar quantos votos de diferença temos entre os dois candidatos, temos de determinar a frequência absoluta que cada um deles obteve na votação, tendo como base o número total de votos e as frequências relativas obtidas por cada um deles.
Por frequência absoluta entende-se o número efetivo de votos e, a frequência relativa diz respeito ao seu peso no total da população na amostra.
Atribuindo números aos candidatos à perfeitura de um pequeno município, temos o candidato 1, com 32% dos votos e o candidato 2 com 41% dos votos, então temos:
- A frequência absoluta de votos atribuidos ao candidato 1 é ddada por: [tex]0,32*10300[/tex], ou seja, o candidato teve 3.296 votos;
- Relativamente ao candidato 2, este obteve uma frequência relativa de 41%, assim, podemos verificar que este candidato obteve 4.223 votos (dado por [tex]0,41*10300[/tex]).
Uma vez que já dispomos do número efetivo de votos em cada um dos candidatos, a diferença de votos entre eles é dada por: [tex]4223-3296[/tex], ou seja, o candidato 2 obteve mais 927 votos que o candidato 1 nas eleições do município.
Depois de determinar quantos votos de diferença temos entre os dois candidatos podemos ainda verificar que houve 7.519 votos que não foram para nenhum destes candidatos.
Acesse também outras perguntas de frequência absoluta e relativa:
https://brainly.com.br/tarefa/1696135
https://brainly.com.br/tarefa/2245010
https://brainly.com.br/tarefa/20718876
Matéria: Matemática
Nível: Ensino Médio (Secundário)
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos dedicados a fornecer respostas claras, então visite-nos novamente para mais informações úteis.