IDNLearner.com, seu recurso para respostas rápidas e precisas. Junte-se à nossa plataforma para receber respostas rápidas e precisas de profissionais em diversos campos.

Como eram, de modo geral, as condições de trabalho do operário da indústria durante a primeira república?



Sagot :

A indústria estava nascendo no Brasil durante este período, os operários trabalhavam 
ate dezoito horas por dia em péssimas condições de segurança, e com pouca experiência já que classe proletária era muito recente e vinda do meio rural.
Havia trabalho infantil, jornadas enormes, pouca ou nenhuma segurança ou higiene.
Como a política era extremamente corrupta nessa época (basta lembrar do clientelismo), os operários preferiam se manifestar por meio de ação direta, e formaram sindicatos com base em diferentes ideologias (anarquistas, católicas, revolucionárias e etc)
Foram feitas muitas greves exigindo melhores condições de trabalho. A principal se deu em 1917, foi a Greve Geral em SP. O governo os reprimiu violentamente, como era de costume,mas o ato não foi em vão. Ainda na primeira república o Estado regulamentou as fábricas, criando exigências mínimas para o trabalho digno, além de instituir aposentadoria e pensões. Entretanto os direitos só foram consolidados com Vargas no governo, a partir de 1930.