Obtenha soluções precisas no IDNLearner.com. Aprenda respostas detalhadas para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes campos.

5-) Em 25 de abril de 1953, um estudo de uma única página na revista inglesa Nature, intitulado “A estrutura molecular dos ácidos nucleicos”, quase ignorado de início, revolucionou para sempre todas as ciências da vida, sejam elas de homem, rato, planta ou bactéria. James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA.
 a) Watson e Crick demonstraram que a estrutura do DNA se assemelha a uma escada retorcida. Explique a que correspondem os “corrimãos” e os “degraus” desta escada. 
b) Que relação existe entre DNA, RNA e síntese protéica? 
c) Como podemos diferenciar duas proteínas? 


Sagot :

Então!
a) Esses "Corrimãos" são as cadeias de glicofosfatos, enquanto os "Degraus" correspondem aos pares de Bases Nitrogenadas unidos por ligações de hidrogênio.

b) Uma das propriedades do DNA é a capacidade de permitir através de um segmento específico, o gene, a polimerização de uma nova cadeia de nucleotídeos chamada RNA. Esse processo recebe o nome de transição. O RNA possui em sua cadeia uma sequência de informações, as bases nitrogenadas, que são utilizadas por ribossomos na organização de aminoácidos para a montagem da proteína. Esse processo recebe o nome de tradução ou síntese proteica.

c) Proteínas são macromoléculas, e elas podem ser diferenciadas pelos tipos, números e sequência de aminoácidos.

Espero ter ajudado!

a) O DNA é uma macromolécula formada por uma fita dupla hélice ligada por pontes de hidrogênio. As fitas são constituídas pelos nucleotídeos, estruturas formadas por uma base nitrogenada, um fosfato e uma molécula de açúcar, a desoxirribose. Neste caso, os corrimãos são as fitas e os degraus são as pontes de hidrogênio.

b) O RNA é uma molécula que, diferente do DNA, possui a base uracila em vez da timina, sendo formado quando o DNA se abre e uma nova fita se origina complementando a abertura. Este RNA formado possui as informações necessárias para a síntese das proteínas. Suas bases serão traduzidas em aminoácidos, que se ligarão por meio de ligações peptídicas formando as cadeias polipeptídicas e, em sequência, as proteínas.

c) As proteínas podem ser diferencias de acordo com a ordem dos aminoácidos que estão na cadeia polipeptídica, visto que cada proteína possui uma ordem específica. Além disso, as proteínas podem ser diferenciadas pela quantidade de aminoácidos na cadeia.

Leia mais sobre o DNA em:

https://brainly.com.br/tarefa/19504960

View image Tamyresdejesus