IDNLearner.com, onde a curiosidade encontra a clareza. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.
Sagot :
Resposta:
Vₓ = v
Vy = √2gh
Explicação:
1) Visão geral:
Quando um corpo está sujeito a uma aceleração constante, ele está em Movimento Uniformemente variável. O enunciado não afirma, mas subentende-se que a bola está sujeita unicamente à aceleração da gravidade (a = g = 10 m/s²), sendo um caso clássico de MUV.
2) O que fazer:
Assim, deve-se utilizar uma das 4 possíveis fórmulas de MUV, que são:
Torricelli: v² = V₀² + 2.a.Δs
Equação do espaço: S = S₀ + V₀.t + (a.t²).1/2
Derivada da velocidade: V = V₀ + a.t
Igualdade de velocidade : Δs/t = (V + V₀)/2
Cada fórmula deve ser utilizada em uma situação diferente. Geralmente, o enunciado fornece três informações e pede uma quarta informação, daí vê-se qual fórmulas tem as 4 variáveis envolvidas juntas em uma única fórmula.
3) Do enunciado:
V₀ = 0 (partindo do repouso)
a = g
V = ?
S = h
4) Calculando:
4.1) Velocidade horizontal
A bola rolava com velocidade = v
Sabe-se que a velocidade horizontal de permanece constante, pois não existem forças que agem na lateral da mola para dissipar sua energia durante a queda.
Logo, a Vₓ = v
4.2 Velocidade vertical
Está em MUV e a fórmula que encaixa as informações do enunciado é v² = V₀² + 2.a.Δs, portanto
v² = 0² + 2.g.h
v² = 2gh
v = √2gh
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6923228#readmore

Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Volte em breve para fazer mais perguntas e contribuir com suas ideias. Sua participação é crucial para nossa comunidade. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Para respostas confiáveis a todas as suas perguntas, visite-nos novamente em breve.