IDNLearner.com, seu destino para soluções rápidas e eficazes. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade, sempre dispostos a ajudar em qualquer tema.
Sagot :
Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) acreditava na existência de um deus que criou tudo. Mas, esse criador deixou que a natureza tomasse seu próprio rumo,para ele, o desenvolvimento e a reprodução dos seres vivos eram explicados por quatro leis:
1. Existe a tendência para um aumento de complexidade dos seres vivos.
As espécies tentem a se tornar cada vez mais complexas, sendo que as primeiras especies eram bem simples e conforme o tempo, "forças" externas fizeram que sua complexidade aumentasse.
2. Os órgãos surgem em função de necessidades impostas pelo ambiente.
O aumento das necessidades dos seres vivos em certos aspectos levaria ao desenvolvimento ou desaparecimento de cada característica de um indivíduo.
3. Os órgãos se desenvolvem ou atrofiam em função de seu uso ou desuso.
O uso de certo órgão, estimularia seu desenvolvimento. Já o desuso faria o contrário, causando a atrofiação (diminuição, enfraquecimento ou até desaparecimento) de um órgão.
4. Existe a herança do que foi adquirido.
As transformações nos seres, seriam transmitidas para as gerações seguintes. Hoje, com o conhecimento que temos sobre o DNA e a hereditariedade, não há evidências de que as características adquiridas pelos indivíduos possam ser transmitidas às gerações seguintes, refutando a teoria de Lamarck.
Charles Darwin foi um naturalista inglês que, como Lamarck, defendia uma teoria transformista. Porém, seu projeto de vida mudou depois de uma viagem de cinco anos ao redor do mundo, a bordo do navio Beagle. Depois dessa viagem, Darwin desenvolveu uma das mais importantes teorias científicas de todos os tempos.
Darwin teve oportunidade de observar fósseis de animais extintos, como tatus e preguiças-gigantes. Como esses fósseis eram muito semelhantes a espécies vivas, apesar de estas serem menores, Darwin imaginou que os animais gigantes do passado deveriam ser os antepassados dos tatus e das preguiças atuais. Ele concluiu, que ao longo do tempo as espécies iam se transformando.
Uma segunda constatação de Darwin foi feita durante a sua visita ao arquipélago de Galápagos. Observando a fauna local, formada principalmente por tentilhões, aves cujo tamanho varia muito, constatou que cada espécie ocupava uma ilha diferente e que todas eram muito semelhantes às encontradas no continente. Como as ilhas surgiram muito tempo depois do continente, Darwin concluiu que as espécies que viviam nas ilhas eram descendentes de aves derivadas do continente.
Voltando à Inglaterra, Darwin trocou ideias com Thomas Malthus (1766-1834). Para ele, os seres vivos estão em conflito constante por recursos naturais. Os mais adaptados ao ambiente vencem e assim garantem a própria sobrevivência e, consequentemente, a de seus descendentes, enquanto os me nos aptos são eliminados. Darwin chamou esse fenômeno de seleção natural.
Sua participação ativa é fundamental para nós. Não hesite em voltar e continuar contribuindo com suas perguntas e respostas. Juntos, construímos uma comunidade mais sábia. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Estamos aqui para fornecer respostas claras e concisas, então visite-nos novamente em breve.