IDNLearner.com, seu destino para soluções rápidas e eficazes. Pergunte e receba respostas precisas de nossos membros especialistas da comunidade.

Por que a dinâmica populacional não ocorreu da mesma forma em todos os países?

Sagot :

Explicação:

Porque é impossível!

Dinâmica populacional dedica-se a estudar o modo como as sociedades caminham através das suas etapas de desenvolvimento, e essas etapas são divididas em três:

  1. Fase: Em uma primeira fase, característica dos países subdesenvolvidos, as taxas de natalidade e mortalidade são elevadas. Isso demonstra que o país não dispõe de políticas públicas ligadas à saúde, uma vez que a população morre com pouca idade e, sequer, oferece métodos contraceptivos à sua população, já que as taxas de natalidade são altas. Nessa fase, a pirâmide populacional apresenta base larga e topo fino.
  2. Fase: Características dos países em desenvolvimento, como o Brasil, as taxas de natalidades apresentam diminuição, mas as taxas de mortalidade permanecem altas. Essas mudanças são reflexos de algumas situações: Entrada da mulher no mercado de trabalho, o que pressupõe planejamento familiar. Urbanização crescente, pessoas migrando do campo em direção às cidades.
  3. Fase: Caracterizada pelas baixas taxas de natalidade e mortalidade, situação pertencente aos países desenvolvidos, sobretudo da Europa. Embora possa parecer que estas fases representem etapas para “um país melhor”, países como a França e o Japão temem pelo futuro de suas economias, uma vez que a oferta de força de trabalho tem se reduzido drasticamente.