IDNLearner.com, onde todas as suas dúvidas são solucionadas. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudar no que for necessário.

4) Explique como ocorre o processo de dupla fecundação das angiospermas e qual a
vantagem evolutiva desse processo em relação às demais grupos de plantas.


Sagot :

Resposta:

A dupla fecundação é um processo em que um gameta une-se à oosfera, enquanto outro une-se aos núcleos polares. Para que esse fenômeno ocorra, é necessária uma série de fatores, os quais se iniciam com a polinização.

A polinização é a transferência do grão de pólen, produzido na antera, para o estigma da flor. No estigma, os grãos de pólen entram em contato com as células dessa estrutura feminina e absorvem água, o que desencadeia a sua germinação. Existem estigmas chamados de úmidos, os quais são ricos em tecido glandular que secreta uma grande quantidade de proteínas e lipídios, e também há estigmas secos, que apresentam uma camada hidratada de proteínas, carboidratos e um quantidade reduzida de lipídeos.

Quando o grão de pólen germina, ele origina o tubo polínico. Ocorre, então, caso não tenha ocorrido anteriormente, a formação dos dois gametas masculinos (os núcleos espermáticos) a partir da célula geradora. Ao apresentar o núcleo da chamada célula vegetativa e os dois gametas masculinos, o grão de pólen recebe o nome de microgametófito maduro