IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Encontre as soluções que você precisa de maneira rápida e simples com a ajuda de nossos especialistas em diversas áreas do conhecimento.

Por que dizemos que a implantação da República não promoveu os direitos populares?

Sagot :

O que seria do Brasil, por exemplo, se o Império tivesse durado mais tempo, estendendo-se para o século XX? É claro, como historiadores geralmente ressaltam, não existe “e se” na história. Afinal, o que houve já houve. E uma previsão de um futuro do pretérito nunca é certa. O que se pensa que poderia ter ocorrido poderia ser interceptado por eventos não previstos. Desse modo, conduziria a um futuro diferente daquele imaginado. E não poderia ser diferente, portanto, na História do Direito.

Há, contudo, algo que podemos fazer e que merece bastante atenção, sobretudo quando se pensa no futuro da área jurídica e da advocacia. Podemos analisar o que aconteceu no passado e o quanto do presente é consequência do que já passou. Posso garantir que descobriremos elementos que sequer imaginaríamos.

A Proclamação da República representou um grande marco para a história do Brasil. O acontecimento foi resultado de um golpe de estado organizado por militares do exército e aliados ao movimento republicano, que pretendiam acabar com a Monarquia vigente no país e implantar uma República Federativa e Presidencialista.  

O militar Marechal Deodoro da Fonseca foi quem proclamou a República no dia 15 de novembro de 1889. Na época, ele era chefe de exército e reuniu militares, além de apoiadores do movimento para invadir a praça da Aclamação do Rio de Janeiro e fazer a derrubada do governo monárquico.