Explore diversas áreas de conhecimento no IDNLearner.com. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados em diferentes áreas do conhecimento.

VALENDO 20 PONTOS

1-A atual crise na Ucrânia teve início oficial em fevereiro de 2014, quando manifestantes invadiram a Praça Maidan na capital Kiev. Eles protestavam contra a decisão do então presidente Viktor Yanukovych de não assinar um acordo com a União Europeia (UE) no final de 2013. O ápice da crise se deu com o referendo popular da Crimeia e a posterior anexação da península pela Rússia

A)Aponte dois aspectos geopolíticos que favoreceram a anexação da Crimeia pela Rússia.

B) Explique o contexto geopolítico interno que sustenta o conflito civil na Ucrânia


Sagot :

Resposta:

A) Na verdade a região da Criméia era originalmente russa, desde a época da União Soviética.

Com a independência das repúblicas soviéticas, a região passou a pertencer ao território da Ucrânia, mas a maior parte de sua população é de origem russa.

Um outro aspecto que favorece a anexação é que grande parte da Europa precisa do gás e do petróleo russo, por isso não exigem com tanta força a retirada dos russos da região, temendo o corte no fornecimento desses produtos e até mesmo uma guerra com a Rússia.

B) Rússia e Ucrânia são adversários desde a época da Uniao Soviética.

Existem diferenças étnicas, culturais e políticas.

O fator principal é o alinhamento da parte oeste da Ucrânia com a Europa e a Uniao Européia, da qual não querem se separar.

Já a parte Leste da Ucrânia tem maioria de população de origem russa e que pretende se alinhar a Vladimir Putin e aos russos, se separa do da Uniao Européia.

Essas diferenças internas são o que alimenta o conflito civil.