Encontre soluções para seus problemas com a ajuda dos especialistas do IDNLearner.com. Obtenha guias passo a passo para todas as suas perguntas técnicas com a ajuda dos membros experientes de nossa comunidade.
Sagot :
Resposta:
letra B
Os escravos que trabalhavam nas casas, com mais proximidade, tinham ''acesso'' a roupas melhores, principalmente quando expostos, como uma forma de demonstração de poder dos senhores, porém, sempre com os pés descalços, que era uma coisa ''característica'' de escravos. Basicamente, estavam bem vestidos para passar uma ideia de riqueza (uma vez que eram os últimos que os senhores se preocupariam), mas ainda mantinham essa ideia da falta de dignidade, com os pés descalços e as atividades degradantes.
No Rio de Janeiro colonial, os escravos eram usados para todo tipo de tarefa, mas ainda não possuíam direitos nem qualquer tipo de igualdade, sendo a correta a alternativa (b).
Os escravos domésticos eram "enfeitados" para agradar os olhos de seus donos e da população livre, burguesa e nobre. Eles eram utilizados para serviços de casa como cozinhar, limpas os móveis e o chão, cuidar de crianças, mas também para atividades externas, assim como a passagem do texto mostra: carregar seus donos, escoltá-los, ou ainda saindo sozinhos para vender doces e roupas, com praticamente todo o dinheiro destinado aos seus senhores. Apesar de ter uma condição de vida levemente elevada em relação aos escravos de lavoura (um escravo doméstico doente poderia transmitir a doença a seus donos, por exemplo), isso não significava que eles eram vistos pela sociedade como pessoas livres. A hierarquia estava sempre presente e era reforçada.
Leia mais sobre a escravidão no Brasil colonial aqui: https://brainly.com.br/tarefa/926571?source=archive
Agradecemos sua participação constante. Não se esqueça de voltar para compartilhar suas perguntas e respostas. Seu conhecimento é inestimável para nós. Descubra as respostas que você precisa no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.