IDNLearner.com, o destino para soluções rápidas e claras. Pergunte e receba respostas confiáveis de nossa comunidade dedicada de especialistas em diversas áreas do conhecimento.

1) Rousseau é considerado um dos principais filósofos do Iluminismo. Nesse contexto, ele defendeu a ideia de que a vontade geral é: *

1 ponto

a) Corrupta, pois os homens são maus.

b) Soberana, pois só o povo é soberano.

c) Discutível, porque o povo não tem certeza do que quer.

d) Vaidosa, porque o povo não sabe administrar a riqueza do país.
___________________________
2) O iluminista francês Voltaire, cujo nome era François-Marie Arouet (1694-1778), tornou-se conhecido por suas críticas contra: *

1 ponto

a) A Igreja Católica e contra o poder absolutista dos reis franceses.

b) O poder da nobreza dentro da Corte da Inglaterra e o poder dos cavaleiros da Ordem dos Templários, por causa de sua forte influência sobre o povo.

c) A Reforma Protestante francesa, os huguenotes, e contra o poder da República Francesa.

d) A Revolução Francesa, por causa da fase do Terror de Robespierre e o derramamento de sangue com a Guilhotina.


POR FAVOR ME AJUDA


Sagot :

Resposta:

1-B

2-A

Explicação: Acabei de fazer no classroom e deu certo :D

1 -  É correta a alternativa B. Para Rousseau, o homem só era totalmente feliz em Estado de Natureza, mas esta felicidade havia sido "perdida" com a socialização, de modo que era necessário então buscar estabelecer as bases da liberdade civil para garantir o funcionamento adequado da sociedade.

Para conseguir a liberdade os seres humanos não poderiam viver sujeitos a ninguém, o que só era possível se as leis fossem estabelecidas por meio da participação de todos aqueles que estariam sujeitos a ela, só sendo moralmente válidas as leis que houvessem sido adequadamente debatidas e votadas pelos governados.

2 - É correta a alternativa A, tendo sido Voltaire um crítico das relações muito próximas entre Estado e Religião (que, na sociedade em que ele viveu, significava a Igreja Católica, mas poderia ser qualquer forma de religião organizada).

Também criticava o Absolutismo, modelo político em que todos os poderes se concentram nas mãos do Rei, cabendo ao Rei decidir quais leis serão consideradas válidas, quem as julgará e como elas deveriam ser postas em prática, como uma forma de produzir tiranias. Defendeu, contra este modelo, um modelo político participativo, com igualdade de todos perante as leis.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/3190647

View image EduardoPLopes