Encontre soluções para seus problemas com a ajuda dos especialistas do IDNLearner.com. Faça suas perguntas e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para oferecer ajuda em qualquer tema que você precise.
Sagot :
Resposta:
Alternativa 3:
F, V, F, F, V.
Explicação:
Em microeconomia, a concorrência perfeita é uma situação ideal de mercado na qual existe uma grande quantidade de vendedores e uma grande quantidade de compradores. Esse cenário favoreceria um equilíbrio natural nos preços pela relação entre a oferta e a demanda.
Também chamada de concorrência pura, a concorrência perfeita é um conceito que não se verifica no mundo real, sendo mais um modelo teórico do que prático. O setor de hortifrutigranjeiros costuma ser apontado como o exemplo mais próximo desse modelo.
Em uma situação de concorrência perfeita, o número de vendedores e consumidores precisaria ser grande o suficiente para que nenhum player do mercado pudesse, sozinho, influenciar o seu equilíbrio.
Assim, se um vendedor abaixasse ou aumentasse seu preço deliberadamente, esse movimento não teria influência na dinâmica do mercado como um todo.
Além disso, para haver uma concorrência perfeita, os produtos oferecidos deveriam ser similares. Não poderia haver diferenciação na qualidade, na embalagem ou nos serviços associados, como o pós-venda, por exemplo.
O mercado também precisaria ser permeável, ou seja, totalmente aberto à entrada de novos concorrentes. Por fim, deveria se verificar a livre circulação de informações, incluindo sobre lucros e preços.
Fonte: Dicionário Financeiro
Obrigado por ser parte da nossa comunidade. Seu conhecimento e contribuições são essenciais. Volte em breve para continuar compartilhando suas perguntas e respostas. Suas perguntas encontram respostas no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções precisas e confiáveis.