Encontre soluções práticas no IDNLearner.com. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema que enfrentar.


a)Explique a regência do verbo “sair” no cartum.

b)Identifique o termo regido pelo verbo.​


AExplique A Regência Do Verbo Sair No CartumbIdentifique O Termo Regido Pelo Verbo class=

Sagot :

resposta :

A- quando foi dito " Aurora saiu do ar "  quis dizer que ela não esta mais no ar , que no caso ela foi embora ,despareceu do ar.

B- A regência de um verbo é determinada pela relação do mesmo com seu complemento.

Logo, o verbo é o termo regente e o complemento é o termo regido. Observe:

Exemplos: Joana assistiu um paciente no hospital onde trabalha.

Joana assistiu ao jogo da seleção brasileira.

Observe que na primeira oração o verbo assistir é transitivo direto, ou seja, exige complemento (objeto direto) e tem significado aproximado de “prestar assistência”.

Já na segunda oração o verbo “assistir” é transitivo indireto, ou seja, exige complemento, porém precedido de preposição e significa “ver”.

Reger é determinar a flexão de um termo, que neste caso é o complemento, já que o verbo é o termo regente.

Há uma dependência sintática entre regente (verbo) e termo regido (complemento), uma vez que o último completa o sentido do primeiro. Veja:

Joana comprou uma bolsa para Jussara.

O verbo “comprou” é transitivo direto e pede um complemento: Joana comprou o que? Uma bolsa (termo regido), para quem? Para Jussara (objeto indireto: precedido da preposição “para”).

Os pronomes pessoais oblíquos o, a, os, as e suas variações la, lo, los, las, no, na, nos, nas são objetos diretos. Já os pronomes lhe, lhes são objetos indiretos.

Exemplos: Joana disse que iria comprá-la. (Joana disse que iria comprar. Comprar o que? La (algo, um objeto, o qual pode ser uma bolsa, uma blusa, etc.)

Joana lhe explicou por que não era para comprar. (Joana explicou. Explicou o que? O motivo pelo qual não era para comprar. Explicou para quem? Lhe (para você: objeto indireto precedido de preposição).

explicação :

A- verbo intransitivo Passar de dentro para fora: sair da casa; sair do interior da garrafa. Mover-se, andar: não saia daqui. ... verbo transitivo indireto e intransitivo Sair do lugar onde se encontra e ir para outro; partir: saiu para outro país; me despedi quando ela estava saindo.

espero ter ajudado

bota como melhor resposta por favor