IDNLearner.com, sua plataforma para esclarecimentos detalhados. Nossa comunidade está aqui para fornecer respostas detalhadas para todas as suas perguntas e problemas.

6) Leia a frase abaixo: “O Estado sou eu”. (Luiz XIV)Sobre o absolutismo, marque a alternativa incorreta: *
7 pontos
a) O absolutismo surgiu após a desintegração do feudalismo. No período medieval, o poder político era exercido pelos senhores feudais, que acumulavam poder econômico (através da propriedade de terras), jurídico, militar, social e cultural (aliados à Igreja Católica).
b) As origens do modo de produção capitalista são associadas ao feudalismo, à acumulação de riquezas e a exploração de novos territórios, processo intensificado por potências como Portugal, no século XIV.
c) No absolutismo havia a concentração de poder na figura de um rei- monarquia e a centralização de poder: controle das atividades econômicas, jurídicas e militares. Criação de impostos para garantir tais atividades.
d) Pelo Contrato Social surgiu o Estado, em substituição ao Estado de Natureza. Para Hobbes, antes do Estado Moderno, a humanidade vivia no “Estado de Natureza”, estado de permanente “guerra de todos contra todos”, pois a natureza humana seria de conflito entre os homens.
3) Sobre os sistemas e formas de governo, marque a alternativa incorreta: *
7 pontos
a) O presidencialismo é um sistema de governo em que o presidente é o Chefe de Estado e de Governo. O presidente também escolhe os ministros e exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes (legislativo e judiciário) possuem autonomia.
b) No parlamentarismo, distingue-se o chefe de Estado do chefe do governo. O chefe de Estado não tem poderes administrativos, seu poder é simbólico.
c) Na República a principal forma de participação é o voto.
d) No presidencialismo o presidente é o chefe de governo do legislativo.


Sagot :

Resposta:

6) b)As origens do modo de produção capitalista são associadas ao feudalismo, à acumulação de riquezas e a exploração de novos territórios, processo intensificado por potências como Portugal, no século XIV.

Explicação: