Encontre soluções e respostas para todas as suas perguntas no IDNLearner.com. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados em diferentes áreas do conhecimento.

elabore um texto sobre o coronavírus cotendo contagio, sintomas e tratamento
30 linhas


Sagot :

Resposta: COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus e causa sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar. O primeiro caso da doença apareceu na China no final de 2019. No primeiro semestre de 2020, a doença se espalhou para todos os continentes e é classificada como uma pandemia. Espalhando-se de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias, esta doença pode ser prevenida lavando as mãos e evitando aglomeração. Até o momento, não há cura para doenças que podem levar à morte, principalmente para idosos e pessoas com problemas de saúde como hipertensão e doenças cardiovasculares.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) pode se recuperar da doença sem tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas com COVID-19 está gravemente doente e tem dificuldade para respirar. Os idosos e pessoas com outras condições de saúde (como hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares, diabetes ou câncer) correm maior risco de doenças graves.

No entanto, qualquer pessoa pode tomar COVID-19 e ficar gravemente doente. O diagnóstico do novo coronavírus é feito pela coleta de material respiratório (aspiração de via aérea ou expectoração induzida). Se houver suspeita de coronavírus, é necessário coletar duas amostras. Essas duas amostras serão encaminhadas com urgência ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma amostra será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC), e a outra amostra será enviada para análise metagenômica.

Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas  como realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;, utilizar lenço descartável para higiene nasal , cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir ,evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca ,higienizar as mãos após tossir ou espirrar, entre outros.