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Leia o soneto a seguir.
Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer; é solitário andar por entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões
1. O poema tem, como característica, a figura de linguagem denominada antítese. Ela se faz claramente presente em *
1 ponto
a) “Amor é fogo que arde sem se ver.”
b) “É um contentamento descontente.”
c) “É servir a quem se vence, o vencedor.
d) “Mas como causar pode seu favor.”
Leia os textos a seguir:
Depois responda a questão que segue.
Texto 1
Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer; é solitário andar por entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões
Texto 2
Amor é fogo? Ou é cadente lágrima? Pois eu naufrago em mar de labaredas Que lambem o sangue e a flor da pele acendem Quando o rubor me vem à tona d'água.
E como arde, ai, como arde, Amor, Quando a ferida dói porque se sente, E o mover dos meus olhos sob a casca Vê muito bem o que devia não ver.
Ilka Brunhilde Laurito
2. Comparando-se os dois textos, é possível observar sobre o texto II que *
1 ponto
a) a liberdade formal dos quartetos, associada à contenção emotiva, é característica de poema romântico.
b) por seguir os princípios estéticos clássicos, sua expressão é de teor mais universalista que individualista.
c) o caráter reflexivo das interrogativas iniciais impede que a linguagem seja marcada por índices de emotividade.
d) recupera, do estilo camoniano, a preferência por imagens paradoxais, como, por exemplo, mar de labaredas.
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