Conecte-se com especialistas e obtenha respostas no IDNLearner.com. Obtenha guias passo a passo para todas as suas perguntas técnicas com a ajuda dos membros experientes de nossa comunidade.
Sagot :
Resposta:
Vivemos em uma sociedade com princípios machistas, que culpa unicamente as mulheres por uma gravidez não planejada. As frases prontas costumam ser as mesmas: “engravidou porque quis!”, “quem manda não se cuidar?”, “por que teve relação sexual?”. Só que, além de não ser culpa da mulher, mesmo se prevenindo, uma gravidez indesejada por vir a acontecer.
A cultura popular costuma apontar a gravidez como uma época de plenitude para a mulher, indicando que o nascimento da criança faz surgir também um amor incondicional, nunca antes vivenciado. O discurso é lindo, mas a prática muitas vezes não corresponde às ideias preconizadas, de forma geral. Muitas vezes indesejada, a primeira gravidez pode ser um período turbulento para os pais que são pegos de surpresa com a situação.
Pesquisa recente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelou que mais da metade das brasileiras que tiveram filhos e foram entrevistadas (55,4%) não planejou a gestação.
O estudo entrevistou 23.894 mães após o nascimento de seus filhos e apontou que 25,5% das entrevistadas preferiam esperar mais tempo para engravidar. Cerca de 30% das entrevistadas sequer desejavam engravidar, mesmo futuramente.
As especialistas apontam que tanto a mulher quanto o homem podem passar por períodos turbulentos após a descoberta da gravidez. No entanto, como é a mulher quem experimenta as diversas modificações corporais logo no início da gestação, “sabe-se que o impacto da gravidez indesejada para ela pode ser maior”
Explicação:
Valorizamos sua contribuição. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, construímos uma comunidade forte e unida de conhecimento. Encontre respostas claras e concisas no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.