Junte-se ao IDNLearner.com e receba respostas especializadas. Pergunte qualquer coisa e receba respostas detalhadas de nossa comunidade de especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

1) Cite exemplos que comprovem que a ciência pode ser usada de forma indevida.​

Sagot :

Resposta:

A manipulação da informação existe sim e é uma potencial arma de controle da população, para atender aos interesses daqueles que estão no poder. O que não se pode tirar do pensamento, entretanto, é que a corrupção da ciência tem um impacto social e como a ciência não é acessível a todos (às vezes, por falta de oportunidade como também pela sua complexidade), utilizar-se de argumentos inválidos para convencer certo grupo de pessoas não é tão complicado assim.

Galileo Galilei e o Eugenismo são importantes exemplos do que estou tentando explicar. O primeiro demonstra uma discussão entre a ciência e a crença da Igreja Católica daquela época. Pelo temor de perder seu poder sobre a sociedade, a Igreja se recusou durante muitos anos a aceitar a teoria do heliocentrismo proposta por Galileo. Já o segundo exemplo ilustra o mau uso de dados científicos: o Eugenismo foi o movimento que buscava realizar uma seleção entre as pessoas, preconceituosamente.

Todo aquele que não possuísse qualidades raciais, físicas e mentais “adequadas” eram esterilizados, para que as próximas gerações fossem de maior “qualidade”. O impacto deste evento é monstruoso, tendo sido responsável por 60.000 mortes nos EUA, durante a década de 1960 e cerca de 400.000 mortes na Alemanha¹. O mau uso da ciência, nesse caso, resultou numa violência social imensamente destrutiva.

Partindo agora de outro ponto de vista do mau uso do conhecimento científico, a fraude e a fabricação de dados são práticas desonestas que, infelizmente, aconteceram e acontecem bastante no meio científico. E, ao contrário do que muitos pensam, periódicos científicos respeitáveis já sofreram deste problema. E, para comprovar isto, citarei alguns exemplos famosos como O homem de Piltdown e o Fake Fish.

O prejuízo de tais ações pode ser inimaginável, pois muitas vezes, apesar de pronunciarmos que a ciência é “autocorretiva”, muitos pesquisadores assumem resultados anteriores como verdadeiros e prosseguem naquela linha de pesquisa em um estágio mais avançado. Portanto, a forja e a fabricação de dados afeta toda uma linha de trabalho de inúmeros cientistas, atrasando os resultados e o progresso da investigação, que tem efeitos negativos para todos, inclusive, à população.

Explicação:

Fonte: Wikipedia

Espero ter ajudado!!!

Obrigado por seu compromisso com nossa comunidade. Continue compartilhando suas ideias e experiências. Sua participação nos ajuda a todos a aprender e crescer. Suas perguntas encontram clareza no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções confiáveis.