Obtenha respostas detalhadas para suas perguntas com o IDNLearner.com. Aprenda respostas confiáveis para suas perguntas com a vasta experiência de nossos especialistas em diferentes áreas do conhecimento.
Sobre o Período Regencial.
1. Enquanto Pedro de Alcântara fosse menor de idade, ele não poderia assumir o trono no lugar de seu pai, D. Pedro I, que havia abdicado em 1831. Inaugurava-se, então, o Período Regencial no Brasil. A respeito desse assunto, analise as afirmativas e marque se são verdadeiras ou falsas.
( ) O Período Regencial foi marcado por uma disputa política entre os partidos dos restauradores, monarquistas mais conservadores; os exaltados, liberais mais radicais; e os moderados, monarquistas menos centralizadores.
( ) Durante a Regência Trina Permanente foi estabelecido o Ato Adicional de 1834, estabelecendo, entre outros aspectos, maior autonomia para as províncias.
( ) Durante a primeira Regência Una, o Brasil foi governado pelo Padre Diogo Antônio Feijó. Feijó havia criado a Guarda Nacional, um grupo armado composto por indivíduos da elite brasileira. O principal objetivo da Guarda Nacional era combater possíveis revoltas que ameaçassem a ordem pública.
( ) Com a renúncia de Feijó, em 1837, Araújo Lima assumiu a regência brasileira. As principais realizações desse regente foram a ampliação da autonomia das províncias e a extinção do Conselho de Estado.
( ) O Período Regencial foi marcado pela estabilidade política, econômica e social no Brasil. Foi o único período de nossa história em que não houve revoltas nas províncias brasileiras.
Agradecemos cada uma de suas contribuições. Seu conhecimento é importante para nossa comunidade. Volte em breve para continuar compartilhando suas ideias. IDNLearner.com está dedicado a fornecer respostas precisas. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.