IDNLearner.com, respostas rápidas para suas perguntas. Obtenha respostas rápidas e precisas para suas perguntas graças aos nossos especialistas, sempre prontos para ajudá-lo.

• Com o estabelecimento da República, as oligarquias estaduais passaram a ter um enorme poder político. Assinale a alternativa que caracteriza as oligarquias:
3 pontos
a) As famílias mais poderosas de cada estados.
b) Os grandes comerciantes e industriais.
c) Os nobres e portugueses ligados à monarquia.
• Quais eram os principais métodos adotados pelos coronéis para conquistar o voto do eleitor e obter sucesso nas eleições:
3 pontos
a) Quase sempre, o coronel conseguia o voto do eleitor por meio do convencimento característico do processo democrático.
b) Quase sempre, o coronel conseguia o voto do eleitor por meio de ameaças e troca de favores.
c) Quase sempre, o coronel conseguia o voto do eleitor por meio do bom trabalho realizado em favor dos mais humildes.
• Quais eram os estados que compunham a chamada Política do Café Com Leite:
3 pontos
a) São Paulo e Minas Gerais
b) Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
c) Bahia e Pernambuco
• Na primeira fase da República no Brasil (1894-1930), o que era o chamado voto de cabresto:
3 pontos
a) Voto secreto, onde o eleitor por livre escolha decidia o seu voto.
b) Voto aberto, onde o eleitor obrigava o coronel a lhe pagar para votar em alguém.
c) Voto aberto, orientado e controlado pelo coronel local.
• Descreva o esquema político concebido pelo presidente Campos Sales, chamado de Política dos Governadores:
3 pontos
a) As oligarquias estaduais ajudavam eleger deputados e senadores favoráveis ao seus eleitores, os quais se mantinham fiéis nas eleições a elas.
b) As oligarquias estaduais ajudavam eleger deputados e senadores favoráveis ao presidente da República. Este, por sua vez, retribuía o “favor” liberando verbas, benefícios e dando apoio político a elas.
• Os processos de industrialização e modernização levaram várias cidades brasileiras ao crescimento urbano. A lógica desse crescimento empurrou a população pobre para:
3 pontos
a) As áreas periféricas e os morros, onde os terrenos eram mais baratos.
b) As áreas centrais, onde os terrenos eram mais valorizados.
c) As áreas litorâneas, as quais ficavam próximas das fábricas e comércios onde trabalhavam.
• Quais foram os principais motivos que levaram o governo da Primeira República enviar expedições militares a região de Canudos, com objetivo de destruir a comunidade:
3 pontos
a) O controle da gente de Canudos pelos coronéis, a defesa do regime republicano, sua decisão de viver conforme a leitura da Bíblia feita pela Igreja Católica e, sobretudo, a decisão de negociar os novos impostos lançados pela República.
b) A autonomia da gente de Canudos, a defesa do regime monárquico, sua decisão de viver conforme a leitura da Bíblia feita por Conselheiro e, sobretudo, a decisão de não pagar os novos impostos lançados pela República.
• Quais foram as justificativas utilizadas pelos fazendeiros e a imprensa do Paraná para que os seguidores do Monge José Maria fossem atacados na região do Contestado:
3 pontos
a) Passaram a dizer que os sertanejos do Contestado eram monarquistas fanáticos e, inimigos dos fazendeiros e da República.
b) Passaram a dizer que os sertanejos do Contestado eram socialistas e queriam implantar o comunismo na região.
c) Passaram a dizer que os sertanejos do Contestado eram anarquistas e não aceitavam as regras das autoridades instituídas.
• No início do século XIX, o ambiente das fábricas era insalubre, mal iluminado e sem ventilação; os operários trabalhavam entre 14 e 16 horas por dia e recebiam baixos salários que não acompanhavam o aumento do custo de vida; além disso, não havia direito a férias, nem aposentadoria. Dentro deste contexto, as doutrinas que tinham maior penetração entre os trabalhadores eram o anarquismo e o socialismo. Assinale a alternativa que caracteriza o Socialismo:
6 pontos
a) Propõe a criação de uma sociedade igualitária, sem classes sociais, e para se chegar a esse objetivo, propunha a tomada do poder e o controle do Estado pelos trabalhadores.
b) Defendiam a criação de uma sociedade igualitária, almejando a destruição do Estado, pois por princípio, era contrário à existência de qualquer tipo de governo