IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas.

5-Quais são as principais doenças relacionadas a saúde mental?
6-Conceitue saúde mental?
7-Quais são as doenças mentais?
8-Como identificar uma pessoa com doença mental?​
educação fisica


Sagot :

Resposta:

5—Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Distúrbios alimentares

Transtornos de Ansiedade

Esquizofrenia

Somatização

Sao algumas das principais doenças relacionadas a saúde mental

6—A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.

7— Transtorno afetivo bipolar

Depressão

Ansiedade

Esquizofrenia e outras psicoses

Demência

Distúrbios de desenvolvimento, incluindo o autismo

São um das mais comuns

8— Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono.

Está sempre ansioso ou tenso

Humor se altera com facilidade

Tem se afastado das pessoas

Esquecimento frequente.

São uma das características que costumam indicar uma pessoa que sofre de doenças mentais

5- independentemente dos problemas de saúde mental serem inúmeros, alguns deles são mais frequentes. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais problemas de saúde mental.

6- De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é, em geral, o estado de equilíbrio entre a pessoa e seu ambiente sócio-cultural que garante o seu trabalho, as relações intelectuais e participação para alcançar o bem-estar e qualidade de vida. No entanto, saúde mental tem sido definido de muitas maneiras por autores de diferentes culturas. Os conceitos de saúde mental incluem subjetivamente: bem-estar, autonomia e potencial emocional, entre outros. Qualquer definição vai sempre ser influenciada por diferenças culturais, suposições, disputas entre teorias profissionais, a forma como as pessoas se relacionam seu ambiente de realidade, entre outras questões.

7- São muitas as doenças que se enquadram no rol de problemas mentais. Porém as doenças mentais mais comuns no mundo, apesar dos dados serem divergentes, são:

  • Depressão: as principais características dessa doença são tristeza, perda de interesse, cansaço extremo e falta de concentração;
  • Transtorno Afetivo Bipolar: caracteriza-se por mudanças de humor. O paciente oscila entre períodos de depressão e de mania;
  • Esquizofrenia e outras psicoses: é uma distorção do “eu” e de tudo que nos representa, provocando delírios e alucinações;
  • Demência: pode ser crônica ou progressiva. É caracterizada pela deterioração da função cognitiva;
  • Distúrbios de desenvolvimento, incluindo autismo: são atrasos na maturação do sistema nervoso central.

8- A pessoa que tem transtorno mental possui alterações de comportamento que podem modificar a sua rotina e a forma como se relaciona com outras pessoas. Essas mudanças estão relacionadas ao humor do dependente, a seu comportamento e mudança de hábitos. As causas mais comuns estão relacionadas ao estresse, ansiedade e à depressão. Para descobrir se a pessoa tem transtorno mental, existem alguns sintomas que podem ser identificados de forma mais perceptível, listarei alguns deles:

  1. Falta de regularidade do sono, sendo tanto a insônia, até o excesso de sono. O recomendado é que se durma entre 7 a 9 horas por dia, a depender dos hábitos e das necessidades que o indivíduo possua para obter repouso adequado. A falta ou o excesso de sono pode indicar quadro de depressão, ansiedade e até o uso de substâncias químicas.
  2. Ansiedade e tensão em demasia são sinais que podem indicar o quadro clínico de transtorno. Se as preocupações são excessivas a ponto de gerar dores corporais e falta de ar, esses são motivos para tomar mais cuidados.
  3. Mudanças repentinas de humor são outro sinal de atenção. Reações exageradas, tristeza ou frustração com grande facilidade e dificuldade em superar momentos adversos e sentir a perda de controle sobre a própria vida também são sinais que merecem atenção.
  4. Uma pessoa ter a personalidade mais retraída e fechada não é necessariamente um problema. Contudo, quando uma pessoa não compartilha sentimentos, se isola perdendo a capacidade e o interesse pela vida social e deixa de fazer coisas que antes fazia são sinais que devem ser observados.
  5. Lapsos de memória frequentes também são sinais. É preciso observar se o familiar costuma esquecer fatos cotidianos e lembranças íntimas vividas durante a infância ou na vida adulta. O esquecimento pode demonstrar a perda da aptidão por tomar decisões e de conseguir se concentrar mentalmente.