Descubra respostas de especialistas no IDNLearner.com. Nossa comunidade está aqui para fornecer respostas detalhadas para todas as suas perguntas e problemas, independentemente da complexidade.

2) "Os textos são marcados pelo momento histórico em que são escritos, pela cultura que os gerou, e ter essas informações, no momento da leitura, contribui para a compreensão. Um trauma que muitos de nós carregamos são as leituras apressadas e mal orientadas, feitas em nosso tempo escolar, de textos como os de Machado de Assis ou os de José de Alencar. Como ler esses autores clássicos da literatura sem saber quem são eles, em que época escreveram, como era a sociedade que eles retratavam?" (CAFIERO, 2010, p. 87). A não compreensão desses aspectos contribui para distanciar o aluno do que é para ser lido e gerar aversão por leitura, complementa a autora. Quando o professor compartilha com os alunos o momento histórico em que um determinado texto foi escrito e quem é o autor que o produziu, está fazendo uso de uma das capacidades de leitura. Qual seria ela? Assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Percepção de relações de intertextualidade. b) Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas. c) Recuperação do contexto de produção do texto. d) Comparação de informações. e) Generalização de informação.

Sagot :

A capacidade de leitura correspondente é c) Recuperação do contexto de produção do texto

O texto traz uma reflexão sobre como as leituras de clássicos como Machado de Assis e José de Alencar são realizadas.

Conforme o texto, são leituras mal orientadas e apressadas. Por isso, a necessidade de apresentar um contexto de produção.

Quando a professora recupera o momento histórico de quando essas obras foram produzidas, o objetivo é que o aluno compreenda o que estava acontecendo no país e no mundo naquela época.

A capacidade de leitura trabalhada por ela é a recuperação do contexto de produção.

Abraços!

Resposta:

Recuperação do contexto de produção do texto.