IDNLearner.com, onde a curiosidade encontra a clareza. Nossa comunidade fornece respostas precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.

A produção artística do lado oriental ficou conhecida como Arte Bizantina, “que tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais” (PROENÇA, 2007, p. 47).



Considerando o trecho acima e as principais características da Arte Bizantina, é correto afirmar que a imagem:

A)
Trata-se de uma pintura mural, técnica empregada na Arte Bizantina para representar figuras sagradas do evangelho.

B)
Trata-se de uma iluminura, tipo de pintura decorativa frequentemente utilizada na Arte Bizantina, aplicada às letras capitulares dos livros litúrgicos.

C)
Trata-se de um afresco, uma pintura mural utilizada na Arte Bizantina, que consiste em aplicar cores diluídas em água sobre um revestimento de argamassa ainda fresco.

D)
Trata-se de um ícone bizantino, um tipo de pintura que representa figuras sagradas do evangelho como o Cristo, a Virgem, os santos e os mártires.

E)
Trata-se de um mosaico, técnica muito utilizada na Arte Bizantina, aplicada em paredes e abóbodas de igrejas utilizando vidros e pedras preciosas, que apresenta figuras e símbolos que transmitem a fé cristã.


Sagot :

Letra E. A arte do Império Bizantino (Império Romano do Oriente que sobreviveu à queda do Império do Ocidente) foi marcada pela presença da técnica de mosaicos, que normalmente encontravam-se nas paredes e em abóbodas das Igrejas Bizantinas a partir da utilização de vidros e pedras preciosas.

Era comum que a figura do Imperador Bizantino fosse utilizada, pois ele era o líder da Igreja Ortodoxa e normalmente era representado segurando objetos que simbolizavam Cristo. Os mosaicos bizantinos são uma herança romana ocidental.