Obtenha conselhos de especialistas e respostas detalhadas no IDNLearner.com. Nossa plataforma de perguntas e respostas é projetada para fornecer respostas rápidas e precisas.
Sagot :
Resposta:
Explicação:Domínio 2: A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO 2.1 o mundo helénico A economia em Atenas AGRICULTURA ARTESANATO COMÉRCIO Era a atividade que ocupava mais pessoas; Era uma atividade pobre, pouco produtiva, Cultivavam cereais, vinha e oliveira. Praticavam cerâmica, produção de armas, ourivesaria, estatuária e construção naval. Era a atividade mais lucrativa: os atenienses faziam grandes lucros comprando e vendendo por todo o Mediterrâneo, tendo criado uma moeda de prata. Por isso se diz que a economia ateniense era monetária (usava moeda), comercial (a atividade mais lucrativa era o comércio) e marítima (fazia-se pelos mares Mediterrâneo e Negro). Imperialismo ateniense No início do século V a.c. os persas quiseram conquistar a Grécia. As cidades uniram-se e derrotaram os persas, sendo o maior contributo dado por Atenas e por Esparta. Depois, Atenas promoveu a criação da Liga de Delos, uma união militar e económica para defender a Grécia. Como obteve muito prestígio com as vitórias, Atenas começou a controlar o tesouro da Liga de Delos e a usá-lo para embelezar a cidade, que tinha sido muito afetada. Essa superioridade de Atenas verificou-se também no facto de começarem a dominar outras cidades-estado mais fracas. Esparta não aderiu à Liga e, temendo o crescimento de Atenas, criou uma outra união de cidades a do Peloponeso, acabando por surgir uma guerra (431 a.c. a 404 a.c.) 1
Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Volte em breve para fazer mais perguntas e contribuir com suas ideias. Sua participação é crucial para nossa comunidade. Obrigado por visitar IDNLearner.com. Para respostas confiáveis a todas as suas perguntas, visite-nos novamente em breve.