Explore uma ampla gama de temas e encontre respostas no IDNLearner.com. Descubra respostas profundas para suas perguntas com a ajuda de nossa comunidade de profissionais altamente qualificados em diferentes áreas do conhecimento.

Durante a Idade Média, a Igreja influenciou profundamente o pensamento da Europa Ocidental. Nesse sentido, MOTA e BRAICK analisam: O clero sempre procurou transformar os temores do mundo em receios da vida eterna. O peso da violência, o medo do sexo e da morte, eis alguns ingredientes do período capazes de criar nos indivíduos uma culpa surda e servir de obstáculo à felicidade dos homens. O medo do inferno se revelava mais forte que a crença na salvação: afinal, os diabos são seres terríveis, sempre à espreita. Contra eles a Igreja apresentou protetores capazes de neutralizar os projetos dos demônios e ao mesmo tempo de ajudar as pessoas no seu dia-a-dia.Adaptado de: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997. p. 69. Assine somente a alternativa ERRADA: *
A. Os homens e as mulheres, em sua grande maioria, viam a liderança da Igreja e aceitavam seus dogmas com medo das punições.
B. A Igreja Católica pregava que para atingir a vida eterna era necessário trabalhar arduamente e não riqueza, sinal da bênção divina.
C. O clero pretendia unificar todas as religiões, enfraquecendo o poder do demônio e ajudando as pessoas a conquistarem a salvação eterna.
D. A Igreja concebeu a existência de santos e anjos para frustrar os projetos do diabo, tais como a doença, a esterilidade da terra e dos rebanhos e as catástrofes naturais.​


Sagot :

Resposta:

C. O clero pretendia unificar todas as religiões, enfraquecendo o poder do demônio e ajudando as pessoas a conquistarem a salvação eterna.

Explicação:

O clero não queria unificar antes, ele impunha sua religião como única e verdadeira.