Bem-vindo ao IDNLearner.com, sua plataforma de referência para todas as suas perguntas! Não importa a complexidade de suas perguntas, nossa comunidade tem as respostas que você precisa para avançar e tomar decisões informadas.
Sagot :
Resposta:
Para Darcy Ribeiro, considerado um dos maiores antropólogos da história do país, o povo brasileiro nasceu de uma mistura de diferentes etnias - África, Itália, Japão, Portugal, ect.
Como resultado e consequência disso, ele denominou esse fenômeno de ninguentude ou ninguendade
Na ideia do mesmo, é como se cada um dos brasileiros fosse filho de "ninguém".
Espero ter ajudado!
Explicação:
A professora Agnes de Sociologia explicou isso perfeitamente na aula!
Resposta:
Explicação:
Através do cunhadismo, que é a entrega de mulheres para se casarem com homens de outras tribos, fazendo com que se tornem da mesma família, surge o mameluco, que é negado pela origem indígena e pelo europeu, eles conseguem guardar as suas características culturais e incorporá-las a este novo povo que está surgindo, vão auxiliar e até se tornar bandeirantes.
Outro processo é a desafricação do negro, os negros quando chegavam perdiam contato com suas antigas etnias e características culturais e se tornaram passadores da cultura europeia, a miscigenação, o mulato também vinha de uma negação, da mãe que era escrava e do pai europeu, ambos não queriam.
Os nascidos no Brasil não eram vistos como Europeus, negados pelos branco de lá e não se aceitavam misturar com os nativos daqui.
Há um processo de rejeição e negação na criação deste povo novo que está surgindo no solo brasileiro, dependendo da matriz originária, os brasileiros frutos deste processo de miscigenação se sentiram excluídos, daí surge a identidade comum a “ninguentude”, vinda da rejeição dos povos originários.
Agradecemos sua participação ativa. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora, onde todos aprendemos e crescemos. Para respostas claras e precisas, escolha IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte logo para mais insights valiosos.