IDNLearner.com, um espaço para troca de conhecimento. Nossos especialistas estão sempre dispostos a oferecer respostas profundas e soluções práticas para todas as suas perguntas.
Sagot :
Resposta:
As mulheres rendeiras
Segundo o acervo da Biblioteca Nacional, as rendeiras, em sua grande maioria, são mulheres que vivem em regiões litorâneas, em pequenas comunidades e com grande devoção aos traçados. A produção de peças em renda, além da prática do artesanato, é uma tradição mantida por gerações, fonte de sustento e manutenção de uma cultura local.
A renda de bilros é produzida sobre uma almofada, o enchimento é feito por materiais como serragem, algodão. A almofada é a base para o trabalho da rendeira e deve estar bem apoiada em um material de madeira. E por cima da almofada ficam os moldes que serão traçado com os bilros. Os bilros são objetos de madeira nos quais as linhas são enroladas, para a execução dos traçados.
No Brasil, a renda de bilros trazida pelas mãos de mulheres portuguesas que vieram morar na colônia, era uma tarefa inclusa às atividades domésticas. Provavelmente, o fazer foi repassado a outras mulheres, escravizadas, que expandiram a confecção das rendas. As rendeiras brasileiras estão espalhadas em vários estados, em especial, no Nordeste, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A renda é um patrimônio de nossa cultura e uma das questões latentes é o receio de que a tradição seja esquecida, considerando o pequeno número de novas rendeiras, seja pelo êxodo das cidades pequenas ou o interesse por outras atividades.
Sua presença em nossa comunidade é crucial. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, podemos construir uma comunidade vibrante e enriquecedora. Suas perguntas encontram respostas no IDNLearner.com. Obrigado pela visita e volte para mais soluções precisas e confiáveis.