Explore uma ampla gama de temas e encontre respostas no IDNLearner.com. Obtenha informações de nossos especialistas, que fornecem respostas detalhadas para todas as suas perguntas e dúvidas.

O neocolonialismo e a descrização da África O fim do século XIX e o início do século XX foram marcados pela disputa imperialista entre os países industrializados por novas fontes de matérias-primas e pela ampliação do mercado mundial. As necessidades criadas nessa etapa de desenvolvimento capitalista levaram à partilha dos territórios africanos e de parte do continente asiático entre as grandes potências européias, em um processo conhecido como neocolonialismo. Nesse processo de expansão do capitalismo, a partilha da África acarretou, em boa parte a desestruturação do modo de vida e da organização política e administrativa dos Estados-nação africanos. No final da Segunda Guerra Mundial, apenas Egito, África do Sul, Etiópia e Libéria eram independentes. Essa independência, porém, se dava apenas na esfera política, pois esses países se mantinham sob o domínio econômico e militar do Reino Unido e dos Estados Unidos. 1 - Como ficou conhecido o processo de partilha dos territórios africanos e de parte do continente asiático entre as grandes potências européias? 2- No processo de expansão do capitalismo, o que a partilha da África acarretou? 3- O que marcou o fim do século XIX e o início do século XX? 4 - Cite os países que eram independentes no final da Segunda Guerra mundial. 5 - A independência dos paises no final da Segunda Guerra Mundial se dava apenas na esfera política. Explique o motivo desse acontecimento.​

Sagot :

1- A Partilha de África ou Partilha da África, também conhecida como a Corrida a África ou ainda Disputa pela África, foi a proliferação de reivindicações europeias conflitantes ao território africano durante o período do neoimperialismo, entre a década de 1880 e a Primeira Guerra Mundial em 1914.

2-Com o advento dos Estados nacionalistas industrializados na Europa do século XIX, as demandas econômicas (matérias-primas, mercado consumidor e mão de obra) tornaram-se acirradas. Essa disputa lançou as principais potências europeias a outras regiões, sobretudo aos continentes asiático e africano, com o objetivo de satisfazer essas necessidades. O continente africano, em especial, foi o que mais sofreu transformações. A chamada Partilha da África tornou-se a expressão principal dessas mudanças.

3-O século XIX começou no dia 1 de janeiro de 1801 e terminou no dia 31 de dezembro de 1900. ... O século XIX foi uma era de invenções e descobertas, com significante desenvolvimento nos campos da matemática, física, química, biologia, eletricidade e metalurgia, lançando as bases para os avanços tecnológicos do século XX.

4-Segunda Guerra Mundial: Egito, Libéria e Gabão. Ainda luta(m) pela independência: Moçambique. Segunda Guerra Mundial: Etiópia, África do Sul, Libéria e Egito. Ainda luta(m) pela independência: Saara Ocidental.

5- Não consegui achar mas espero que eu tenha ajudado<3 Boa semana para todos.