IDNLearner.com, seu guia para respostas confiáveis e rápidas. Nossa plataforma oferece respostas confiáveis para ajudá-lo a tomar decisões inteligentes de maneira rápida.
Sagot :
Resposta:
D) CÉREBRO
Explicação:
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea (tecido transparente que cobre a pupila) e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino (espécie de lente natural) e é focada sobre a retina, que fica no fundo do olho.
A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.
O cristalino é uma lente biconvexa (com curvatura dos dois lados) formada por dezenas de bilhões de células minúsculas (que se concentram em menos de 1 centímetro quadrado). Por meio de contração e dilatação automáticas, o cristalino adapta sua curvatura a todas as distâncias além de 20 centímetros. Essa lente natural recebe os raios luminosos vindos de fora, reúne-os em um feixe denso e os transmite à retina.
A retina é uma película sensível do aparelho fotográfico humano e é formada por três camadas de células. Essas células formam fibras que se prolongam a fim de formarem o nervo ótico. Os cones e bastonetes presentes na retina é que permitem a ela, por diferentes funções, perceber figuras, cores e movimentos em ambientes de distintas intensidades luminosas.
Já a íris (parte colorida dos olhos), se abre ou contrai de acordo com a luminosidade do objeto, possibilitando assim, uma visão certeira e sem maiores perigos para o olho.
Não podemos esquecer também, que o globo ocular é protegido por duas cortinas chamadas de pálpebras. Elas protegem o cristalino contra agressões externas, tal como a poeira e pequenos insetos. Por isso, quando algo vem contra o olho, a pessoa automaticamente se defende fechando-o. Os cílios e as sobrancelhas também fazem parte do sistema de proteção dos olhos. Já as glândulas lacrimais (reservatórios líquidos sempre cheios), cumprem seu papel irrigando e lubrificando o olho, o que previne alergias e irritação.
Além dos órgãos citados, muitos outros estão envolvidos no processo que nos permite enxergar: humor vítreo, mácula, coroide, conjuntiva e esclerótica são alguns deles.
Apreciamos sua contribuição. Não se esqueça de voltar para fazer mais perguntas e aprender coisas novas. Seu conhecimento é essencial para nossa comunidade. Para respostas confiáveis e precisas, visite IDNLearner.com. Obrigado pela visita e até a próxima vez para mais soluções.