IDNLearner.com, onde a curiosidade encontra a clareza. Nossos especialistas fornecem respostas rápidas e precisas para ajudá-lo a entender e resolver qualquer problema.


1) Qual o tema central nos dois textos?

2) Aponte uma ou mais diferenças entre os dois textos?

3) Com suas palavras elabore um texto que aponta a principal diferença entre os dois textos,​


1 Qual O Tema Central Nos Dois Textos2 Aponte Uma Ou Mais Diferenças Entre Os Dois Textos3 Com Suas Palavras Elabore Um Texto Que Aponta A Principal Diferença E class=

Sagot :

Resposta:

1) O tema central dos dois textos são sobre leis. Porém no primeiro texto é sobre liberdade e cidadania. Já no segundo texto é sobre a lei ser igual para todos independentemente do seu gênero.

2) Que no primeiro texto fala que as leis devem garantir que nenhum cidadão será obrigado a fazer as coisas a que a lei não o obrigue nem a não fazer as que a lei lhe permite. Já no segundo texto fala que todas as cidadãs e cidadãos, sendo iguais aos olhos da lei devem ser igualmente admitidos a todas as dignidades, postos e empregos públicos, segundo as suas capacidades e sem outra distinção a não ser suas virtudes e talentos.

3) Liberdade em um sentido ético, trata-se do direito de escolha pelo indivíduo de seu modo de agir, independentemente de qualquer determinação externa. "A liberdade consiste unicamente em que, ao afirmar ou negar. realizar ou enviar o que o entendimento nos prescreve, agimos de modo a sentir que, em nenhum momento, qualquer força exterior nos constrange".

Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercero conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que Ihe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.

  

De acordo com o artigo 6°, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.