IDNLearner.com, onde suas perguntas encontram respostas de especialistas. Obtenha respostas completas para todas as suas perguntas graças à nossa rede de especialistas em diferentes disciplinas.
Sagot :
Oi, não sou corretora de redação profissional, mas tirei 960 na redação no último ENEM, então direi os pontos que, na minha opinião, podem ser melhorados:
OBS: DESCULPA POR TER FICADO LONGO, MAS ESPERO QUE SEJA ÚTIL! EU CONFIO NO SEU 1000 NO ENEM
INTRODUÇÃO
Você trouxe um repertório sociocultural produtivo a partir de uma citação e desenvolveu bem o ponto de vista que você vai apresentar na redação. O ponto negativo da sua introdução é que você não deixou claro as suas 2 teses, o que é muito importante para criar uma redação coesa. Exemplo de como poderia terem sido integradas as 2 teses: "Desse modo, pode-se analisar que essa problemática persiste devido às raízes históricas da cultura da sociedade e aos problemas burocráticos enfrentados por mulheres vítimas de violência doméstica"
Erros gramaticais da introdução (lembrando que são permitidos até 2 erros gramaticais por redação sem desconto da nota): ao que pude observar você errou apenas a crase em "devido as raízes históricas" que deveria ser "devido às raízes históricas". Lembre: sempre que tiver "devido" é como se ele fosse "devido a..." e se a próxima palavra for feminina e o artigo E a palavra estiverem no plural, vai crase. Você também pode optar por não colocar a crase construindo a frase da seguinte forma "devido a raízes históricas" (artigo no singular e substantivo no plural)
DESENVOLVIMENTO 1
Aqui há um problema porque na redação NUNCA você pode afirmar algo sem um álibi para sua afirmação. Imagine que o corretor NEM SABE o que é patriarcalismo, como ele vai saber que você está falando a verdade se você não citou uma fonte confiável? Por isso, evite utilizar afirmações sem repertórios, para legitimar seu argumento você pode utilizar um livro sobre patriarcalismo ou algum/a autor/a que fale sobre isso. Exemplo: "Na nossa história, o patriarcalismo sempre esteve presente objetificando as mulheres para as vontades dos homens. Esse fato é explicitado no livro "Mulheres no Brasil Colonial" de Mary Del Priore que fala sobre como o homem era considerado chefe da família, tendo posse de tudo, incluindo sua mulher, comportamento que seguiu durante muitos anos e ainda há resquícios nos dias de hoje." e partir daí escrever sua opinião.
DESENVOLVIMENTO 2
Esse desenvolvimento ficou muito bom, não notei erros gramaticais e seu argumento ficou bem estruturado porque você se apoiou na estatística.
CONCLUSÃO
Olha, uma conclusão tem que responder essas cinco perguntas:
Quem?
O quê?
Por meio de quê?
A fim de quê?
+ um detalhamento sobre pelo menos uma dessas perguntas.
E na sua conclusão, você colocou:
- um agente (Quem? Poder Legislativo)
- duas propostas, lembrando que você pontua apenas com uma (O quê? criar um projeto de lei e levantar esse tema nas redes sociais e escolas)
- NÃO COLOCOU MEIO (por meio de???), isso desconta 40 pontos da sua competência V
- uma finalidade (a fim de quê? que haja igualdade entre ambos os sexos)
Agora, vou te dar um exemplo de como eu faria essa conclusão: "Portanto, cabe ao Poder Legislativo criar um projeto de lei que aumente a punição para os agressores e levante esse tema nas redes sociais e escolas por meio de palestras contra a violência doméstica a fim de conscientizar a população sobre o tema e diminuir os índices de impunidade por agressão. Dessa forma, seria possível extinguir a violência contra a mulher."
NOTA FINAL QUE EU ACHO QUE VOCÊ TIRARIA: 900 (sua estrutura é boa e seus argumentos são coesos, você perderia 40 pontos na sua conclusão, 20 por faltar as 2 teses bem explicitadas na introdução e 40 por argumento não sustentado no desenvolvimento 1 ;)
BOA SORTE NOS ESTUDOS!!!
Valorizamos cada uma de suas contribuições. Continue fazendo perguntas e fornecendo respostas. Juntos, alcançaremos grandes realizações e aprenderemos muito. IDNLearner.com é sua fonte para respostas precisas. Obrigado pela visita e esperamos ajudá-lo novamente em breve.