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A grande mudança na conceituação do humanismo que se prolonga até aos nossos dias começou com a revolução e os avanços da ciência moderna, experimental e empírica. A pedagogia se transforma no sentido "realista" de acompanhar e aplicar os métodos empiristas e positivistas da indução. A nova educação do homem vincula-se doravante ao pragmatismo, com ênfase na aplicabilidade dos resultados. Institui-se definitivamente um dualismo antagónico entre o estudo das humanidades clássicas e o das ciências aplicadas e das técnicas.

MENDES, J.P. Considerações sobre humanismo. HVMANITAS — Vol. XLVII, UnB, Brasília,1995, p. 794.

Após a leitura do excerto e entendendo o período do Humanismo como uma fase de transição, é correto afirmar que
Alternativas
Alternativa 1:
há uma valorização dos ideais religiosos e da tradição cristã nesse período.

Alternativa 2:
há uma valorização do homem e sua razão, o que pode ser sintetizado com o termo teocentrismo.

Alternativa 3:
há uma valorização da razão, da ciência e dos métodos empíricos, constituindo uma visão antropocêntrica.

Alternativa 4:
há uma valorização do amor, da dor, da alegria e dos sentimentos religiosos, aquilo que representa o mundo cristão.

Alternativa 5:
há uma valorização da ciência, do mundo das ideias, da mudança de um mundo antropocêntrico para um teocêntrico.


Sagot :

Resposta:

Letra C.

há uma valorização da razão, da ciência e dos métodos empíricos, constituindo uma visão antropocêntrica.

Explicação:

No humanismo o centro de tudo era o homem (antropocentrismo) e nao Deus (teocentrismo).

Resposta:

Alternativa 3:

há uma valorização da razão, da ciência e dos métodos empíricos, constituindo uma visão antropocêntrica.

Explicação:

O Humanismo foi um período de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, durante o final da Idade Média. Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo (antropocentrismo), contemplando os atributos e realizações humanas.

É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.